Minicursos, oficinas e trabalhos de discentes expostos nas tendas marcaram a Semana de Integração Acadêmica (SIA 2023)
Durante uma semana, estudantes puderam vivenciar uma verdadeira jornada de palestras, minicursos, exposições e oficinas, em uma vasta programação em vários segmentos de pesquisa.
Um dos minicursos com maior número de inscritos da SIA foi Desvendando a RDC 429: o que mudou na rotulagem nutricional?, ministrado por Thaís de Oliveira Alves, doutora em Alimentos e Nutrição pela UNIRIO. No evento, ela destacou a importância de informar a população sobre a rotulagem nutricional.
“Muitas vezes o consumidor vai comprar um produto no mercado e, ao olhar a lista de ingredientes, não sabe interpretar a tabela de informação nutricional. Talvez ele já tenha escutado que aquela lista vai ser construída do ingrediente em maior quantidade para o ingrediente em menor quantidade, mas provavelmente não vai entender muitas coisas escritas ali, principalmente siglas de registro dos produtos químicos acidulantes, conservantes, corantes”, explicou.
A nutricionista observou ainda que em 2024 haverá uma mudança na legislação das informações nutricionais, com destaque para a rotulagem nutricional frontal: quando um produto tiver uma quantidade de gordura saturada, açúcar adicionado ou sódio, ingredientes que são de interesse médico para população, acima de um limite pré-estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), isso deverá ser informado em um rótulo na embalagem com um design de lupa.
Ela vê a mudança na legislação como uma oportunidade para os nutricionistas recém-formados: “A informação nutricional no verso dos produtos vai ser obrigatória não só para aqueles produzidos pela indústria de grande porte, mas também por produtores artesanais e microempresários. Isso inclui bolos, biscoitos, brownies e marmitas congeladas. Então, para o profissional em início de carreira e com dificuldade de se consolidar no mercado de trabalho, é uma forma de complementar sua renda. Como o investimento é muito baixo, precisando-se apenas de um computador, conexão de internet e tempo, o retorno financeiro é de 300%, em média”, aconselhou.
Assim como os minicursos, a SIA 2023 teve também oficinas. Para a estudante de enfermagem Nathália Pereira de Araújo, o que mais chamou a atenção foi um teste para saber se houve alteração no olfato e paladar como sequela de Covid-19. “Participei da oficina olfativa da Covid e achei bastante interessante a proposta de rastrear essas alterações em quem teve a doença, principalmente para as pessoas que não sabiam que tinham perdido parte do paladar e olfato. A oficina também fez terapia por laser em quem apresentou alguma alteração”, afirmou.
Arthur Phillip Araújo Oliveira de Souza, discente de enfermagem da UNIRIO, por sua vez, apresentou em uma das tendas no campus da Avenida Pasteur, 458, em sua primeira participação na SIA, o projeto Reforços em Citologia e Histologia 2023: monitores atuantes na utilização de ferramentas educativas para o processo de ensino-aprendizagem. “Fiquei muito feliz por mostrar ao corpo acadêmico como a monitoria é um recurso importante para o ensino-aprendizagem. Ver tantos outros projetos incríveis sendo apresentados mostra como a universidade é uma grande produtora de conhecimento. Foi uma experiência muito rica e espero estar novamente no ano que vem ", festejou.
(Cristiane Flores, bolsista Pradig, sob supervisão da equipe Comso)