Mestre pelo PPG-PMUS recebe prêmio de melhor dissertação na área da Ciência da Informação e Museologia
O trabalho O Fenômeno Gate-keeper: Museologia, compartilhamento e conectividade na sociedade global, defendido em 2016 por Karina Muniz Viana no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO e do Mast (PPG-PMUS), recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado em Ciência da Informação e Museologia do Brasil.
O anúncio da premiação foi feito na última quarta-feira, 25 de outubro, durante a Assembleia Geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, ocorrida no XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib), em Marília, São Paulo.
A pesquisa para a dissertação foi orientada pela professora do PPG-PMUS Tereza Cristina Moletta Scheiner. O trabalho investiga o processo de empoderamento do indivíduo globalizado, que transita autonomamente pelas tecnologias digitais/virtuais em aparelhos móveis pessoais e aplicativos individuais de ressonância coletiva, e analisa as diferentes formas de apropriação que o indivíduo desenvolve neste contexto, frente às práticas da Museologia tradicional, bem como as variadas formas com que opera esses dispositivos para ressignificar o museu.