Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Mesa irá debater projeto 'A Grande Travessia' no Auditório Paulo Freire

Mesa irá debater projeto 'A Grande Travessia' no Auditório Paulo Freire

por Comunicação publicado 04/09/2025 16h38, última modificação 05/09/2025 11h52
Evento reúne especialistas para discutir iniciativa que marca reencontro histórico entre Brasil e Angola

A UNIRIO promove, na próxima quarta-feira (10), uma mesa que irá debater o projeto A Grande Travessia. A atividade será realizada das 9h às 12h, no Auditório Paulo Freire (CCH). Os professores Dagoberto José Fonseca (Unesp) e Jair Martins de Miranda (UNIRIO) serão os palestrantes, com a mediação feita pela professora Jane Silva (UNIRIO).

O projeto A Grande Travessia busca resgatar e valorizar os laços históricos, culturais e sociais entre Brasil e Angola. O projeto prevê ações acadêmicas, culturais e políticas que terão como marco simbólico uma viagem marítima, em dezembro de 2025, recriando a rota do Atlântico entre os dois países, agora ressignificada como espaço de memória, encontro e reparação.

Idealizado pelo professor Dagoberto, com a participação de pesquisadores e instituições brasileiras e angolanas, o programa está estruturado em três grandes eixos: preservação e digitalização de documentos históricos; valorização das memórias do tráfico transatlântico e da resistência negra; e  realização da “grande travessia”, por meio de cruzeiros afrorreferenciados que promovam turismo de memória e reparação.

Além de marcar os 50 anos da independência de Angola, o projeto pretende fortalecer políticas de reconhecimento, ampliar o diálogo entre os dois países e consolidar o Brasil como ator central nas relações Sul-Atlântico. A iniciativa articula universidades, organizações culturais, governos e organismos internacionais, propondo um encontro entre história, memória e futuro compartilhado.

Mais informações podem ser obtidas na página oficial do projeto e no perfil do projeto no Instagram.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio