Mensagem do reitor sobre o Dia do Professor
Homenagem ao Professor
Prezados colegas professores:
A luta dos professores do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro exige de todos nós uma postura e uma reflexão neste Dia do Professor.
De forma inequívoca, não existe atividade profissional que mais contribua para forjar a humanidade do homem do que a ação educadora de um professor. E o sujeito dessa ação não pode, em tempo algum, ser maculado.
É o professor quem ensina a pensar.
É o professor quem ensina a salvar vidas.
É o professor quem ensina a construir bens duráveis.
É o professor quem ensina a cuidar de nosso planeta.
É o professor, enfim, quem ensina a lutar por direitos.
E a livre manifestação e a greve são direitos assegurados em nossa Constituição. Não podemos tolerar a repressão e a criminalização de manifestações legítimas que buscam colocar em prática o discurso aparentemente unânime de que a Educação é uma prioridade do Estado e da sociedade brasileira.
O respeito à figura do professor é inerente a toda nação digna de seu próprio nome, pois, ao fim e ao cabo, ele é o cidadão responsável pela construção da própria cidadania.
Esse respeito não pode, e não deve, em nenhum momento, ser menosprezado por governantes que em boa parte de suas vidas aprenderam, por intermédio de professores, a pensar e a construir conhecimentos que deveriam levá-los a uma prática que os tornassem mais nobres diante de nossa população.
É impossível respeitar quem não respeita o professor.
Todos nós sabemos que uma nação só se faz grande, no sentido mais amplo e elevado do adjetivo, se a Educação e aqueles que a praticam forem dignamente percebidos e reconhecidos.
Colegas, todos nós merecemos celebrar o dia 15 de outubro com orgulho e altivez, pois integramos, em todos os níveis de ensino, um corpo de profissionais comprometidos com a eliminação da histórica e persistente injustiça social brasileira e com a concretização dos ideais democráticos estampados em nossa Constituição.
Parabéns!