Professor da UNIRIO é premiado por obra sobre operação Lava Jato
O livro A política no banco dos réus: a operação Lava Jato e a erosão da democracia no Brasil foi vencedor do concurso de obras científicas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).
A autoria é dos professores Fábio Kerche, da Escola de Ciência Política da UNIRIO, e Marjorie Marona, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os docentes analisaram a conjuntura que possibilitou a Lava Jato e as consequências por ela acarretadas. O livro oferece ao leitor um panorama cuidadosamente construído, com o instrumental da Ciência Política.
O resultado é uma análise institucional, política e midiática da operação, desde o seu auge até seu momento de derrota política. Uma análise crítica, baseada nos fatos e no estado da arte da teoria, que permitirá ao leitor fazer o próprio balanço da Lava Jato, dos seus exageros e dos problemas envolvidos na politização da luta anticorrupção.
Para Fabio Kerche, a atualidade do texto e o diálogo com o público foram fatores decisivos para a escolha de seu livro como obra vencedora. “Essa é uma tendência na academia: colocar o conhecimento científico a serviço da comunidade”, apontou. “O prêmio me honrou muito por isso: trata-se da principal associação científica na área (das ciências sociais) reconhecendo o trabalho de escrever sobre um tema ‘quente’ para o grande público”.
O Concurso Brasileiro Anpocs de Obras Científicas em Ciências Sociais é uma premiação anual no campo das Ciências Sociais que visa incentivar a produção científica e cultural no país.