Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Liga Acadêmica de Urologia promove encontro sobre a saúde do homem na terça-feira, dia 25

Liga Acadêmica de Urologia promove encontro sobre a saúde do homem na terça-feira, dia 25

por Comunicação publicado 15/11/2025 04h14, última modificação 15/11/2025 04h16
Iniciativa se alinha à campanha Novembro Azul, dedicada à mobilização nacional contra o câncer de próstata

Um mês para lembrá-lo de se cuidar todos os dias”. Esse é o mote do encontro que a Liga Acadêmica de Urologia (Lauro) promove na terça-feira, dia 25, às 17h, no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). A iniciativa se alinha à campanha nacional Novembro Azul de combate ao câncer de próstata.

Participam do evento os professores da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) Valter Javaroni e Rodrigo Vieiralves, ambos orientadores da Lauro, além dos alunos de graduação em medicina e residentes de urologia que atuam como membros da Liga. A proposta é abordar a saúde masculina a partir de uma perspectiva ampla, estimulando a adoção e manutenção de hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios físicos, o controle do peso e o sono de qualidade.

“Sabemos que o Novembro Azul nasceu focado na próstata, mas hoje procuramos expandir essa atuação e estimular os homens a imitarem as mulheres, que se cuidam desde meninas”, ressalta Javaroni. Segundo ele, o câncer de próstata é uma doença muito prevalente após os 45 anos de idade, principalmente em homens com histórico dessa enfermidade – ou de câncer de mama – em familiares próximos, e nos indivíduos da raça negra. “Existe um forte componente genético nesse tipo de câncer”, aponta.

A ciência ainda não sabe como prevenir a doença. “Por isso, devemos nos esforçar para fazer o diagnóstico o mais cedo possível, enquanto ele [o câncer] está localizado dentro da glândula: nessa fase inicial, podemos curar o homem”, salienta o professor. De acordo com ele, o diagnóstico precoce é viabilizado pelos exames médicos anuais, já que a fase inicial da doença não provoca qualquer sinal ou sintoma. 

Ao longo do mês, a Lauro está recebendo dúvidas e sugestões de temas a serem abordados no encontro, por meio de uma caixinha localizada no corredor do Anfiteatro Geral do HUGG, e do e-mail lauro.uniriorj@gmail.com.

O evento é aberto à participação de toda a comunidade acadêmica. Haverá emissão de certificado para ouvintes que se identificarem no livro de presença, com nome completo em letra de forma e assinatura.

Leia mais sobre a saúde do homem no folder sobre o tema preparado pela Liga.

O Anfiteatro Geral se localiza no segundo andar do HUGG (Rua Mariz e Barros, 775, Maracanã).


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio