'Prograd Itinerante' teve início com encontro no Centro de Ciências Humanas e Sociais
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNIRIO promoveu, nesta quinta-feira (17), o lançamento do Prograd Itinerante. A iniciativa pretende levar os gestores da Prograd a reuniões com os diretores de cursos de cada um dos centros acadêmicos da Universidade. A primeira edição do projeto aconteceu no Centro de Ciências Humanas e Sociais.
Segundo a pró-reitora de Graduação, Luana Aquino, o objetivo desta primeira rodada está sendo apoiar os processos de reformas curriculares dos cursos e ajudar na preparação dos mesmos para as avaliações do Ministério da Educação (MEC). O principal tema discutido foi o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo obrigatório dos cursos.
A Resolução 7/2018, do Conselho Nacional de Educação, estipulou que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação, integrados à matriz curricular dos mesmos. A resolução regulamentou o que já havia sido disposto na meta 12.7 do Plano Nacional de Educação de 2014.
Os diretores de cursos do CCH expuseram suas dificuldades e foram orientados pelos profissionais da Prograd. O encontro foi mediado por Simone Okuzono, diretora de Políticas, Normatização e Registros Acadêmicos de Graduação, e por Nilton dos Anjos, decano do CCH. Também estiveram presentes representantes da Diretoria de Programas e Atividades Especiais de Ensino de Graduação (DPAE) e da Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação do Ensino de Graduação (CAEG).