Laboratório da UNIRIO desenvolve jogos digitais que envolvem ciência dos alimentos e ensino da matemática
Iniciativa do Laboratório de Bioativos do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN/UNIRIO), o MathLabBio acaba de lançar dois jogos digitais que envolvem a ciência dos alimentos e o ensino da matemática.
O AlimenMatica é um jogo digital para computador e celular (apenas no sistema Android) que associa o conhecimento dos alimentos para fazer boas escolhas nutricionais, com desafios matemáticos que conversam com operações básicas, potenciação, exponencial, expressão numérica, sistema de numeração e raciocínio lógico.
Já o Mathgreen tem como desafio nutrir quatro membros de uma família, a partir do plantio de vegetais, associando desafios matemáticos que envolvem operações básicas, porcentagem, expressão numérica, equações, combinatória e funções. Para jogar, é preciso baixar e instalar o game no computador.
Os jogos podem ser acessados no espaço MathFood. Ambos foram produzidos com verba de pesquisa a partir do edital “Apoio à melhoria das escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro", da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
O MathLabBio produz materiais para educadores, como vídeos e e-books, e propostas de atividades interativas que podem ser aplicadas em sala de aula, sempre relacionando conceitos da nutrição e da matemática.
A equipe é coordenada pela professora Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves e composta pelos professores e pesquisadores Ana Elizabeth Cavalcante Fai e Ricardo Felipe Alves Moreira, pelas estudantes Glória Greice da Costa Gomes da Silva e Thaysa Christina Mendonça Lourenço, da graduação em Nutrição, e pelo estudante João Gabriel Gomes Santos, da licenciatura em Matemática.