Inscrições abertas para seleção dos cursos de pós-graduação em Memória Social
O Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS) da UNIRIO divulgou o edital do processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. Para o curso de mestrado, são oferecidas 15 vagas, e para o doutorado, 13 vagas.
Há vagas reservadas para ações afirmativas destinadas a pessoas com deficiência, pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, bem como para servidores técnico-administrativos da UNIRIO. As inscrições estarão abertas até 27 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponível no site do programa.
O processo seletivo será realizado em cinco etapas: homologação das inscrições; prova escrita de conteúdo temático; prova oral com defesa do anteprojeto; avaliação de heteroidentificação racial (para os candidatos cotistas); e prova de compreensão em língua estrangeira ou apresentação de comprovante de proficiência.
O PPGMS desenvolve atividades acadêmicas em torno de quatro linhas de pesquisa: Memória e Patrimônio; Memória e Espaço; Memória e Linguagem; e Memória, Subjetividade e Criação. Os candidatos devem apresentar anteprojeto de pesquisa vinculado a uma dessas linhas.
Os documentos exigidos para a inscrição e demais detalhes sobre a seleção estão especificados no edital, disponível na página do PPGMS. As provas escritas e de línguas ocorrerão presencialmente, no campus da UNIRIO, na Avenida Pasteur, Urca, Rio de Janeiro.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da secretaria do programa: ppgms.secretaria@unirio.br. O cronograma completo do processo seletivo e o edital estão disponíveis na página do PPGMS.