Iniciação à docência em reflexão na 16ª Semana de Integração Acadêmica
Na tarde desta quinta-feira, 18 de outubro, foi realizada uma mesa-redonda sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), como parte da programação da 16ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO. A sessão reuniu os atuais e ex-coordenadores do Programa na Universidade, além de professores supervisores e bolsistas.
Voltado para o aprimoramento da formação de professores para a educação básica, o Pibid oferece bolsas para que alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas, com o objetivo de contribuir para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria de qualidade da educação brasileira.
Presente na mesa de abertura, o pró-reitor de Graduação, Alcides Guarino, ressaltou que o Programa é fundamental para a fixação dos estudantes nos cursos de licenciatura. “É um programa que me toca muito. Sou licenciado em Química e acho que, se o Pibid existisse na minha época de estudante, eu seria professor há muito mais tempo. É uma carreira muito gratificante, tenho muito orgulho de ser professor”, disse.
Também participaram da mesa de abertura da sessão a coordenadora institucional do Pibid/UNIRIO, Heloisa Bezerra, e os professores coordenadores de área Michel Cambrainha (Matemática), Adrianne Ogêda (Pedagogia) e Valéria Wilke (Filosofia). Ana Aguiar, da área de Ciências, não pôde comparecer mas enviou mensagem aos pibidianos.
Em seguida, a sessão contou com a participação de quatro ex-coordenadores do Pibid/UNIRIO: Andréa Fetzner e Lucia Pralon, da Escola de Educação, Daniel Andrade, do Instituto de Biociências, e Marcelo Guimarães, da Faculdade de Filosofia. Eles compartilharam suas experiências no Programa e falaram sobre as especificidades e dificuldades da formação de professores em cada uma das áreas.
Um consenso nas falas foi de que a oportunidade de estar em sala de aula antes de concluir a licenciatura pode ser considerada como um privilégio. Os professores destacaram que os bolsistas devem aproveitar as possibilidades de troca e de parceria com os professores das escolas da rede pública, que atuam como supervisores, e reforçaram a importância da educação como parte da formação cidadã das crianças e jovens.
Atualmente, o Pibid/UNIRIO conta com 99 bolsistas e 10 voluntários, que atuam em sete escolas públicas, sob a supervisão de 15 professores. Outras informações podem ser obtidas na página http://www.unirio.br/pibid.