código do Google analytics II SIMPOM reúne pesquisadores e estudantes de música na UNIRIO – 20 a 23/11 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / II SIMPOM reúne pesquisadores e estudantes de música na UNIRIO – 20 a 23/11

II SIMPOM reúne pesquisadores e estudantes de música na UNIRIO – 20 a 23/11

por comunicacao — publicado 23/10/2012 23h00, última modificação 14/07/2015 09h38

De 20 a 23 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO (PPGM) realiza o II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM), que reúne pesquisadores de instituições nacionais e internacionais para discutir e divulgar a produção científica musical. Em sua segunda edição, o SIMPOM terá como temática central “O contexto brasileiro e a pesquisa em música”, e contará com mesas-redondas, conferências, apresentação de pôsteres, atrações musicais que serão realizadas nas dependências da UNIRIO, na Urca, e no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio.

Na abertura, o professor de composição Lasse Thoresen, da Norwegian State Academy of Music (Noruega), fará a Conferência Magna, a partir das 9h do dia 20 de novembro, no Auditório Vera Janacopulos, na UNIRIO (Av. Pasteur, 296, Urca). As demais conferências serão realizadas na parte da manhã, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no Auditório Gilberto Freyre, no Palácio Capanema (Rua da Imprensa, 16, Castelo). Nesses dias, no período da tarde, haverá ainda apresentações de trabalhos nas salas do Instituto Villa-Lobos (IVL/UNIRIO – Av. Pasteur, 436, Urca).

Conferências e mesas-redondas:

No dia 21 de novembro, Louise Meintjes, professora de Etnomusicologia da Duke University, fará uma conferência às 9h, seguida da mesa-redonda sobre Musicologia, com a participação dos professores James Grier, da University of Western Ontario, e Carlos Alberto Figueiredo, da UNIRIO.

Professora de Linguagem e Estruturação e Teoria da Música da University of Paris VIII, Ivanka Stoianova fará a conferência do dia 22 de novembro. Em seguida, será realizada a mesa-redonda sobre Sonologia com Gilbert Nouno, professor do IRCAM (Paris), e Sergio Freire, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A última conferência do II SIMPOM será no dia 23 de novembro, com a professora Eugenia Costa-Giomi, da University of Texas at Austin, seguida pela mesa-redonda com os professores Catarina Domenici, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Fausto Borém, da UFMG.

Sob a coordenação do Prof. Dr. José Nunes Fernandes, o Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM) foi criado com a finalidade de ampliar a atuação do Colóquio de Pesquisa em Música, evento realizado desde 1996 pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), cujo objetivo era apresentar e discutir as pesquisas desenvolvidas pelos alunos do mestrado e doutorado do PPGM. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia do evento, no site www.unirio.br/simpom.

Confira a programação completa e saiba mais sobre os palestrantes, nos links a seguir.

Programação_do_II_SIMPOM_2012.pdf

www.unirio.br/simpom