IB convida voluntários para participar de projeto de pesquisa
Que tal ser voluntário em um projeto de pesquisa? Que tal fazer parte de um grupo de controle que vai contribuir para inúmeros estudos científicos sobre a doença de Huntington (DH)? O convite é da professora Carmen Lúcia Antão Paiva, do Instituto Biomédico (IB), que coordena, desde 2009, um projeto de pesquisa sobre a doença, que é genética e neurodegenerativa e que ainda não tem cura.
Em associação com as pesquisadoras Suely Rodrigues dos Santos e Luciana de Andrade Agostinho, o projeto busca montar um grupo de controle, composto por 500 voluntários, para traçar o perfil genético de indivíduos saudáveis da população brasileira e assim poder comparar com o perfil de portadores da DH. O conhecimento dessas características vai propiciar que, no futuro, seja viável bloquear o gene responsável por produzir a proteína huntintina mutada, que causa a doença. Assim será possível contribuir para as pesquisas sobre terapia por silenciamento genético, que está sendo testada pela primeira vez em humanos nos Estados Unidos e Canadá.
Os interessados em participar devem ser maiores de 18 anos e sem histórico da DH na família. Para se inscrever no projeto, é preciso comparecer à sala D-111 no Bloco D do IB às terças e quintas-feiras, das 12h às 13h, ou no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) às quartas-feiras, entre 9h e 11h, para assinar um termo de consentimento livre e realizar a coleta de sangue periférica (3ml de sangue da veia. Não é necessário jejum). É possível também fazer a coleta, sob demanda, no campus da Urca.
Os dados obtidos serão mantidos em sigilo. O resultado da análise da amostra colhida não será fornecido, uma vez que a doação será realizada apenas para fins de pesquisa.
O IB fica na rua Frei Caneca, 94, no centro, e o HUGG fica na rua Mariz e Barros, 775, na Tijuca.
Mais informações e demanda de coleta de sangue com a mestranda Thays Andrade Apolinário pelo e-mail thays_apolinario@hotmail.com ou pelo celular (22) 981344873.