I Olimpíada de Inovação da UNIRIO premia os melhores projetos
Na noite da última segunda-feira (23), foram concluídas as atividades da I Olimpíada de Inovação da UNIRIO, com a premiação dos melhores projetos desenvolvidos pelas equipes entre os dias 20 e 22 de outubro.
Foto: Participantes e organizadores da Olimpíada
Participaram da olimpíada 29 alunos da UNIRIO, dos cursos de graduação em Administração Pública, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção, Matemática, Museologia e Sistemas de Informação; dos mestrados de Biblioteconomia e Enfermagem; e dos doutorados de Biodiversidade Neotropical e Museologia.
A iniciativa faz parte do projeto Estratégia de Empreendedorismo, Compartilhamento de Conhecimento e Inovação da Unirio (Projeto Empreende), apoiado pela Fundação Carlos Chagas de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O objetivo principal foi o empreendedorismo e a inovação, por meio de uma atividade lúdica que desafiou os estudantes a ampliarem seus horizontes e desenvolverem suas habilidades para criar inovações.
Ganhadores
A banca avaliadora da Olimpíada, formada por Daniele Balbi (Alerj), Cleonice Bento (UNIRIO), Julia Zardo (Casa Firjan), Alexandre Vermeulen (Invest Rio) e Rafael Clemente (EloGroup), anunciou os resultados:
Primeiro lugar: Projeto CurAtivo. Equipe: William Santos Chao (Mestrado em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar), Juliana Karina Garcia Villela (Engenharia de Produção), Vanessa de Araujo Lima (Engenharia de Produção) e Vanessa Ramos Martins (Mestrado em Enfermagem);
Segundo lugar: Projeto VisioGuide. Equipe: Ana Carolina Nel Rodrigues Silva (Engenharia de Produção), Larissa Lana dos Santos Martins (Engenharia de Produção), Ariel de Castro Andrade (Engenharia de Produção) e Thalles Gomes Vieira (Matemática);
Terceiro lugar: Projeto Connect Museu. Equipe: Guilherme Matheus Crispim Escobar de Souza (Museologia), João Barretto (Museologia), Júlia Ribeiro dos Santos de Assis (Museologia) e Miguel Carvalho dos Anjos da Silva (Museologia);
Melhor pitch: Projeto Sumé. Equipe: Vitória Garcia Bessa (Museologia), Isabela Diniz Machado (Museologia) e Maria Carolina Daniel (Museologia).
Também participaram da Olimpíada os seguintes estudantes:
- Projeto InFluA: Helga Monte (Doutorado em Ciências Biológicas - Biodiversidade Neotropical), Maycon Carreira (Sistemas de Informação) e Carla Sena (Enfermagem);
- Projeto HUG: Fernanda Azeredo (Engenharia de Produção), Esther Antônio (Nutrição), Ana Bari (Nutrição) e Luciana Lemos (Mestrado em Biblioteconomia);
- Projeto Indicaí: André Ferreira Capecchi (Administração Pública), Andressa Vila (Engenharia de Produção), Anna Clara Giagio (Administração Pública) e Bianca Mesquita (Administração Pública);
- Projeto JogAki: Lino Mufarrej de Carvalho (Matemática), Fernanda Craveiro (Engenharia de Produção) e Murilo Knauf Lopes (Medicina).
Prêmios
Os participantes da primeira edição da Olimpíada de Inovação da UNIRIO concorreram a mais de R$ 200 mil em prêmios, além de isenção da taxa de inscrição no edital de seleção de pré-incubação da Incubadora da UNIRIO, que será inaugurada em breve.
O Websummit premiou os integrantes das três propostas mais pontuadas e a equipe que apresentou melhor pitch com passaportes Websummit Scholarship, para a edição 2024 do evento, que será realizada em abril, no Rio de Janeiro.
O hub de investimentos Booming.vc premiou os projetos Connect Museu, Indicaí e HUG como aqueles com maior potencial de negócio, com a elaboração de três teses de investimento, o que equivale a R$ 90 mil em serviços.
A consultoria Benovate, executora da Olimpíada, premiou os três times mais bem pontuados pelos jurados com uma mentoria de Alice Gallez, reconhecida em Harvard pela mentoria do time Toti, finalista do ciclo 2022 da Hack Brazil.
A SK Aprendizagem premiou o time vencedor com uma mentoria em gestão de pessoas, e todos os integrantes das três propostas vencedoras com cursos de formação de equipes.
A EGD Comunicação premiou com mentoria em marketing e branding e com desenvolvimento de identidade visual e verbal os três projetos com maior potencial de negócio, em sua avaliação, o que equivale a R$ 80 mil em serviços.
Ao final das apresentações, o CEO da Finxi Tecnologia S/A, Eduardo Régis, anunciou que iria abrir diálogo com os grupos dos projetos Curativo e VisioGuide para avaliar o desenvolvimento das versões beta de seus aplicativos. Uma eventual concretização pode representar um investimento da ordem de R$ 200 mil, além de permitir testar as hipóteses centrais dos negócios, oferecendo produtos com funcionalidades mínimas a uma amostra de clientes reais.
Inovação para o desenvolvimento social
A professora Mariza Almeida, coordenadora do projeto Empreende e da I Olimpíada de Inovação da UNIRIO, salientou o papel das Universidades na geração de inovações, como forma de contribuir para o desenvolvimento econômico e social. Ela destacou também a importância dos grupos e projetos de pesquisa em alguns dos projetos mais bem avaliados, ressaltando a relação entre pesquisa e inovação.
“O grupo que obteve o primeiro lugar, CurAtivo, liderado pelo aluno de mestrado em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar William Santos Chao, utilizou ideias da dissertação em elaboração para criação do projeto inovador. O projeto que recebeu o terceiro lugar, Connect Museu, é uma proposta do projeto Cosumud, realizado pelo Núcleo Multidimensional de Gestão do Patrimônio e de Documentação em Museus (Nugep). Três alunos participantes do projeto são bolsistas, Guilherme Matheus Crispim Escobar de Souza (Iniciação Tecnológica), João Barretto e Júlia Ribeiro dos Santos de Assis (Iniciação Científica). O projeto Sumé, que recebeu o prêmio de melhor pitch, também é vinculado ao Nugep. A aluna Vitória Garcia Bessa possui bolsa Pradig e a estudante Maria Carolina Daniel é monitora”, elencou Mariza.
(Com informações da coordenação da I Olimpíada de Inovação da UNIRIO)