código do Google analytics HUGG e Instituto Benjamin Constant promovem mutirão de cirurgias de catarata — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / HUGG e Instituto Benjamin Constant promovem mutirão de cirurgias de catarata

HUGG e Instituto Benjamin Constant promovem mutirão de cirurgias de catarata

por comunicacao — publicado 16/03/2018 14h55, última modificação 19/03/2018 11h57
Ação vai acontecer na próxima semana, entre os dias 19 e 23 de março, e atenderá 300 pacientes do instituto

Entre os dias 19 e 23 de março, o Instituto Benjamin Constant (IBC) realizará um mutirão de cirurgia de catarata, em parceria com a UNIRIO e o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Trezentos pacientes que aguardam na fila do instituto serão contemplados por esta ação.

Os atendimentos diários, com hora marcada, vão ocorrer na sede do IBC, localizada na Av. Pasteur, 350, Urca, a partir das 7h, encerrando apenas quando o último paciente do dia for operado. A ação conjunta contará com a participação de oftalmologistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e anestesistas do IBC, além dos profissionais da Ebserh lotados não só no HUGG como também no Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG) – este último referência no atendimento oftalmológico no Brasil. Os profissionais atuarão, simultaneamente, em três salas, em sistema de rodízio.

A operação de catarata consiste na retirada do cristalino e na sua substituição por uma lente sintética. Cada procedimento demora em torno de 20 minutos. Por dia, serão atendidos 60 pacientes com idades que variam de 60 a 90 anos. Alguns estão na fila de espera por mais de dois anos.

A ação funciona como um marco inicial do convênio entre o IBC e o HUGG, assinado no último dia 23 de fevereiro, e que tem por objetivo garantir a continuidade do Programa de Residência Médica do instituto por meio da união dos serviços de oftalmologia das duas instituições, que passarão a atuar em conjunto.

(Informações das assessorias de comunicação do IBC e do HUGG)