código do Google analytics HUGG e Escola de Medicina e Cirurgia abrem a 32ª Jornada Científica com conferência e homenagens — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / HUGG e Escola de Medicina e Cirurgia abrem a 32ª Jornada Científica com conferência e homenagens

por comunicacao — publicado 26/11/2012 23h00, última modificação 07/07/2015 14h06

Teve início nesta segunda-feira, 26 de novembro, a 32ª Jornada Científica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG/UNIRIO), que ocorre em paralelo à 5ª Semana de Integração do HUGG e da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC). Durante a cerimônia de abertura, realizada pela manhã, no Anfiteatro Nobre do HUGG, os Professores Carlos Alberto Basílio de Oliveira e Maria Lúcia Elias Pires, Diretora da EMC, foram homenageados pela competência técnica e pelo trabalho desenvolvido junto à EMC ao longo de suas trajetórias na Instituição. Ainda na parte da manhã, foram proferidas as palestras “Uma breve história da Medicina”, ministrada pelo Prof. José Luiz Camarinha Nascimento Silva; e “Evolução dos sistemas de controle e gestão no último século”, pelo Prof. João Luiz Ferreira Costa, subsecretário de Saúde do Município do Rio de Janeiro.

O Superintendente Médico do HUGG, Prof. Ricardo Antônio Correa Lima, representou o Diretor do HUGG, Prof. Antônio Carlos Iglesias, e ressaltou a importância da Jornada na aproximação entre o Hospital e os estudantes. “Esse é um momento de integração básica em que o Hospital, que é uma unidade prestadora de serviço da comunidade local e do Rio de Janeiro, se encontra com o ensino. É muito bom ver um evento que visa capacitar seus alunos”, disse.

Representante do Reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, o Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. José da Costa, lembrou o centenário da EMC, comemorado em abril, e destacou os avanços alcançados e os desafios que a EMC e o HUGG têm pela frente. “A Escola de Medicina tem se dedicado ao longo dos últimos dois anos, de maneira muito intensa, à reformulação do seu currículo, para adaptá-lo às diretrizes nacionais, mas, ao mesmo tempo, para estreitar nesse currículo novas perspectivas de formação no ensino médico. Mas não é só a Escola que está num momento de reflexão sobre o seu futuro. O próprio Hospital está num momento de grande reflexão, de embate, de ter que se posicionar a respeito da proposta governamental de criação de uma empresa pública para a contratação de serviços e o gerenciamento dos hospitais”, salientou o Vice-Reitor.

Também participaram da mesa de abertura o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Ricardo Cardoso; a Diretora de Extensão, Sônia Meddleton, representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC); e a Decana do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Profa. Lúcia Vianna.

Com conferências, mesas-redondas e cursos, que reunirão professores e pesquisadores da UNIRIO e de outras instituições, a Jornada ocorre até o dia 30 de novembro. Entre os temas que serão debatidos durante a jornada estão história da Pediatria no Rio de Janeiro, infecções virais, avanços diagnósticos em pacientes graves, prevenção e tratamento do câncer de boca e cuidados pós-operatórios. Nos quatro dias de evento, serão ministrados cursos nas áreas de Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia, Pediatria, Endocrinologia, Cirurgia Geral, Hematologia, Anatomia Patológica, Reumatologia, Urologia, Medicina Psicossomática, Obstetrícia, Angiologia e Otorrinolaringologia.

registrado em: Medicina, HUGG