Grupo Máscara EnCena, de Porto Alegre, participa de evento do Núcleo do Ator da UNIRIO
O projeto Núcleo do Ator - Investigação e Documentação Teatral, coordenado pela professora Ana Achcar, recebe a visita do grupo Máscara EnCena, de Porto Alegre, no dia 19 de setembro (segunda-feira), às 15h, na Sala Roberto de Cleto, no sexto andar do prédio da Escola de Teatro da UNIRIO (Av. Pasteur, 436, fundos, Urca).
O Máscara EnCena é referência nacional no campo da criação e estudos expandidos da máscara. Os artistas do grupo - Alexandre Borin, Camila Vergara, Fábio Cuelli e Mariana Rosa - farão uma demonstração do trabalho desenvolvido por eles e, em seguida, um debate. O evento é aberto ao público em geral e, em especial, aos interessados e entusiastas da pesquisa de máscaras.
As inscrições para o evento devem ser feitas através de formulário eletrônico. Haverá emissão de certificado de participação.
Sobre o Máscara EnCena
O grupo Máscara EnCena foi criado em 2014, em Porto Alegre (RS), a partir do encontro de artistas com o desejo de investigar a potencialidade artística da máscara na cena contemporânea. O grupo vem se destacando com os premiados espetáculos Imobilhados (2017) e 2068 (2019), ambos com direção de Liane Venturella.
Os espetáculos renderam importantes indicações e prêmios, regionais e nacionais, como o Prêmio Açorianos de Melhor Produção, Direção e Cenografia, o Prêmio CENYM de Teatro Nacional de Melhor Grupo e o Prêmio Braskem de Melhor Direção e Trilha Sonora. O espetáculo Imobilhados teve sua estreia internacional em 2019 no Festival Masq’Alors (Canadá) e circulou pelos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, através dos Editais SESI Viagem Teatral e FAC #juntospelacultura.
O grupo também realiza projetos pedagógicos como a Residência Artística Territórios da Máscara (que realizou a 5ª edição em 2020, com a participação do artista Hajo Schüler – Cia Familie Flöz/Alemanha) e diversas edições do Curso Corpo-Máscara. Desde 2020, o grupo vem pesquisando a relação entre a máscara e a linguagem audiovisual, destacando-se os vídeos Imobilhados na Quarentena (Edital Itaú Cultural Arte como Respiro, colaboração com Eroica_conteúdo) e 206820 (Prêmio Braskem de Artes Cênicas, direção de Mauricio Casiraghi). Em 2018, participou da abertura da 11ª Bienal do Mercosul, com uma performance dirigida por Liane Venturella. Em 2021, o grupo estreou o seu mais recente trabalho, a performance urbana Bando, com direção de Mauricio Casiraghi, no Festival Porto Alegre em Cena.