código do Google analytics Gestão 2023-2027: Conheça os novos dirigentes da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Gestão 2023-2027: Conheça os novos dirigentes da UNIRIO

Gestão 2023-2027: Conheça os novos dirigentes da UNIRIO

por Comunicação publicado 05/07/2023 11h08, última modificação 06/07/2023 11h29
Titulares das pró-reitorias e da chefia de Gabinete foram designados na última semana de junho

O reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, nomeou os novos dirigentes das pró-reitorias acadêmicas e administrativas da Universidade, bem como o novo chefe de Gabinete. As portarias de designação foram publicadas no Diário Oficial da União entre os dias 26 e 29 de junho.

Conheça os novos dirigentes:

Luana Azevedo de Aquino, pró-reitora de Graduação

Professora do Departamento de Nutrição em Saúde Pública da UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN). Doutora em Saúde Coletiva e Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tem mestrado e graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi conselheira vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas - 4a. Região (CRN-4) e é membro efetivo do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/RJ). Na UNIRIO, foi pró-reitora de Gestão de Pessoas e coordenadora do PPGSAN, entre outras funções.

Cleonice Alves de Melo Bento, pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação

Docente do Departamento de Microbiologia e Parasitologia e dos Programas de Pós-Graduação em Neurologia (PPGNeuro) e em Biologia Molecular (PPGBM) da UNIRIO. Possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Uerj, com bacharelado em farmacologia, mestrado em Ciências e doutorado em Ciências pela UFRJ e pós-doutorado pela Faculdade de Medicina Pierre et Marie Currie (Paris/França).

É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e desenvolve trabalhos em colaboração com a Universidade da Califórnia e com a Faculdade de Medicina de Lyon/França, entre outras instituições. Na UNIRIO, foi coordenadora do curso de Doutorado em Neurologia e do curso de graduação em Biomedicina.

Vicente Aguilar Nepomuceno de Oliveira, pró-reitor de Extensão e Cultura

Professor do Departamento de Engenharia de Produção da UNIRIO. Possui graduação em Engenharia Mecânica e mestrado em Engenharia de Produção pela UFRJ e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Foi docente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e da UFRJ, entre outras instituições. Na UNIRIO, foi coordenador do curso de graduação em Engenharia de Produção.

Gustavo Naves Franco, pró-reitor de Assuntos Estudantis

Docente da Escola de Letras da UNIRIO, é mestre e doutor em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na UNIRIO, foi diretor da Escola de Letras e decano substituto do Centro de Letras e Artes (CLA).

Sidney Cunha de Lucena, pró-reitor de Planejamento

Professor do Departamento de Informática Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO. Possui graduação em Engenharia Eletrônica, mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, todos os títulos pela UFRJ.

Foi analista de engenharia e operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de 2001 a 2008. Na UNIRIO, foi decano do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).

Marcio Mendes da Cunha, pró-reitor de Administração

Servidor técnico-administrativo, bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes.

Atuou em funções de coordenação de unidades do Ministério da Cultura e do Ministério da Saúde. Na UNIRIO e no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), foi chefe do Serviço de Compras e da Divisão de Patrimônio e Material.

Paola Orcades Meirelles, pró-reitora de Gestão de Pessoas

Servidora técnico-administrativa, é mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, com pesquisa desenvolvida com bolsa da Capes. Bacharel em História pela mesma instituição.

Na UNIRIO, atuou, entre outros setores, no Núcleo de Carreira Docente (Progepe), onde participou da elaboração da Resolução que instituiu a reserva de vagas para negros e pessoas com deficiência nos concursos para docentes. Foi conselheira eleita representante dos técnicos-administrativos no Conselho Universitário (Consuni) no período 2019-2023.]

Vinicius Pinheiro Israel, chefe de Gabinete

Professor do Departamento de Métodos Quantitativos da Escola de Matemática da UNIRIO. Tem doutorado em Sociologia (Uerj) e em Estatística (UFRJ), com mestrado em Informática, na área de métodos numéricos (UFRJ) e graduação em Matemática (UFRJ) e em Ciências Sociais (Uerj). Teve atuação como professor na UFRJ e na Uerj, entre outras instituições.