Fórum discute influências da cultura cigana no Brasil
A UNIRIO promove, a partir desta segunda-feira, dia 23, o 1º Fórum Nacional Brazil Multicultural: Influências da Cultura Cigana na formação social brasileira e a necessária inclusão de seus valores na Educação, Bibliotecas e Centros de Cultura. O evento acontece até quarta-feira, 25, no Auditório Vera Janacopulos, na Urca.
O evento integra o projeto do grupo de pesquisa Brazil Multicultural intitulado Inclusão de valores sociais às comunidades Quilombolas, Indígenas, Ciganas e LGBT pelo acesso aos bens culturais e bibliotecas públicas do Brasil, coordenado pelo professor da Escola de Biblioteconomia Eduardo da Silva Alentejo.
O objetivo é discutir de que maneira os valores das comunidades ciganas têm sido inseridos nos planos nacionais de educação e centros de cultura, e abordar o papel das bibliotecas públicas brasileiras como mediadoras das relações de inclusão desses valores. Também será avaliada a noção de “bibliotecas para todos no Brasil”.
A programação inclui palestras, seminários do grupo de pesquisa e oficinas culturais de culinária, música e artesanato. Na solenidade de abertura, marcada para o dia 23, às 14h30, estarão presentes a ministra da Cidadania Nilma Lino Gomes e o representante da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais Dênis Rodrigues da Silva.
No mesmo dia, às 16h, o presidente da Embaixada Cigana do Brasil Phralipen Romane, professor Nicolas Ramanush Leite, falará sobre Influências da cultura cigana nas primeiras profissões no Brasil. Em seguida, a escritora Cristina da Costa Pereira discutirá sobre Invisibilidade da etnia cigana: estereótipos e discriminação. Confira a programação completa.
Interessados devem se inscrever pela página do evento.
O CCET se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca.
Outras informações pelo telefone 2542-1656 ou pelo e-mail brazilmulticultural@gmail.com.