Fórum de Reitores se reúne com deputados para discutir a grave situação orçamentária das universidades
O reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, e os demais membros do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) se reúnem nesta segunda-feira (19), às 10h, com a bancada fluminense na Câmara dos Deputados, para debater a grave situação orçamentária enfrentada pelas universidades e institutos federais. O Friperj é formado por reitoras e reitores da UNIRIO e de nove outras instituições. São quatro universidades federais (UNIRIO, UFRRJ, UFF e UFRJ), duas universidades estaduais (Uerj e Uenf), dois institutos federais (IFF e IFRJ), o Cefet-RJ e o Colégio Pedro II.
O encontro acontece no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), na Rua Buenos Aires, 256, Centro. Os reitores querem discutir com parlamentares sobre a problemática situação orçamentária causada pelos cortes de verbas, comprometendo o funcionamento e a manutenção das instituições.
Conforme divulgou o Friperj em suas redes, "a expectativa é a de que a reunião fortaleça o diálogo entre os gestores das instituições e os representantes eleitos, em busca de soluções urgentes para garantir o pleno funcionamento do ensino público federal no estado".
Na UNIRIO, até o momento, não há dívidas pendentes e os serviços de limpeza, segurança, e o fornecimento de água, luz e esgoto estão todos pagos em dia. Entretanto, para realizar as atividades pretendidas para 2025, faltam quase R$ 8 milhões. Desse modo, para ficar no valor do orçamento, mesmo considerando o montante que foi contingenciado com a expectativa de ser liberado de forma parcelada até dezembro, a UNIRIO precisará limitar atividades de pesquisa, extensão e investimentos em infraestrutura.