Fórum de psicanálise e cinema exibe ‘O estranho em mim’ nesta sexta-feira
Rebecca e Julian preparam-se para a chegada do primeiro filho. A expectativa é alta e a felicidade também, porém, após o nascimento do bebê, Rebecca perde o eixo. Sem reconhecer o próprio herdeiro, ela logo torna-se uma ameaça para a criança e precisa procurar ajuda.
Esse é o enredo do filme O estranho em mim (Emily Atef, Alemanha, 2008), primeira obra a ser exibida no Fórum de Psicanálise e Cinema. A sessão acontece nesta sexta-feira, dia 27, das 18h às 22h, no Auditório Vera Janacopulos (Av. Pasteur, 296, Urca). Após a exibição, a obra será analisada pelos psicanalistas Neilton Silva e Waldemar Zusman, e pela museóloga Ana Lúcia de Castro, professora da UNIRIO.
Trajetória
O Fórum de Psicanálise e Cinema foi criado em 1997 como uma atividade de extensão científica da Associação Psicanalítica Rio 3, pelo então presidente, Waldemar Zusman, e pelo diretor Neilton Dias da Silva. Em 2004, passou a contar com a participação da museóloga e professora da UNIRIO Ana Lúcia de Castro, responsável pela análise cultural dos filmes.
Dois anos depois, a APRIO 3 celebrou parceria com a UNIRIO para, mensalmente, sediar o Fórum de Psicanálise e Cinema. Em agosto de 2011, a APRIO 3 fundiu-se com a Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), sendo mantida a parceria para sediar o evento.
As sessões acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês.