Festival DOC.COM exibirá arquivos pessoais em formato de filmes
Um festival para mostrar como os arquivos preservam histórias, afetos e identidades. Essa é a proposta do Festival DOC.COM, que está recebendo inscrições de curtas de até um minuto, produzidos com o celular, a partir de arquivos pessoais como fotos, cartas, vídeos e documentos.
A iniciativa é promovida pelo Laboratório de Preservação de Documentos Arquivísticos (PAD), da UNIRIO, em parceria com o Laboratório de Investigação de Comunicação Comunitária e Publicidade Social (Laccops) e o Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab), ambos da UFF.
São seis categorias de criação: Arquivos, Cultura e Identidade; Arquivos e Memória Institucional; Arquivos Pessoais – Relatos Íntimos; Arquivos na Era Digital; Arquivos e História Brasileira; Arquivos e Direitos Humanos.
Os interessados em participar devem produzir seus filmes, em formato horizontal, conforme previsto no Regulamento do Festival. A inscrição poderá ser feita até o dia 18 de agosto, por meio de formulário eletrônico.
Os vídeos selecionados irão para votação do público, que acontecerá de 1º a 6 de outubro. Outras informações podem ser obtidas no perfil do Instagram @historiasdoarquivo.