código do Google analytics Exposição na UNIRIO retrata o cotidiano das feiras livres — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Exposição na UNIRIO retrata o cotidiano das feiras livres

Exposição na UNIRIO retrata o cotidiano das feiras livres

por comunicacao — publicado 02/12/2013 14h30, última modificação 03/12/2013 07h54
Mostra “Hoje é dia de feira” será inaugurada nesta terça-feira, 3 de dezembro, no Espaço Cultural CCH, na Urca

Evento público que remonta aos tempos antigos, as feiras livres são o tema da mostra “Hoje é dia de feira”, que será inaugurada no dia 3 de dezembro, no Espaço Cultural CCH, na Urca. A exposição pretende retratar o aspecto social das feiras e o que elas propiciam como experiência multissensorial e cultural.

Os visitantes terão oportunidade de observar as mudanças ocorridas ao longo da história, saber mais sobre a vida do feirante – personagem principal das feiras – e refletir sobre as relações que ocorrem nesses espaços.

A exposição é organizada por estudantes do curso de Museologia da UNIRIO, sob coordenação dos professores Helena Uzeda, Andrea Costa, Julia Moraes e Anaildo Baraçal. A atividade faz parte das disciplinas “Museologia e Comunicação IV” e “Museologia VI”, que a cada semestre promovem nova mostra, com temáticas variadas.

Na abertura da exposição, haverá uma mesa-redonda sobre dois temas: “Feira livre: o comercio que ainda resiste", com a participação da chefe de Inspeção de Feiras Livres da Prefeitura do Rio, Nívea Martins Gonçalves, e dos agentes de inspeção de controle urbano Wagner Coutinho Vasconcelos e Alexandre José Marques; e “Feira livre: organização, trabalho e sociabilidade", com a participação da professora da USP Leny Sato, autora do livro Feira Livre.

A mesa-redonda acontecerá no dia 3 de dezembro, às 14h30, no Auditório Paulo Freire (Av. Pasteur, 458, prédio do CCH, Urca). Já a exposição ficará aberta ao público entre os dias 4 a 20 de dezembro, das 10h às 20h, de segunda a sexta. A entrada é franca.

registrado em: Eventos, Museologia