Evento apresentou o projeto Estratégia de Empreendedorismo, Compartilhamento de Conhecimento e Inovação da UNIRIO
Na última terça-feira (18) foi realizado, no Auditório Tércio Pacitti, o evento de lançamento do Projeto Estratégia de Empreendedorismo, Compartilhamento de Conhecimento e Inovação da UNIRIO. Apoiado pela Faperj, por meio do edital 24/2021, o projeto visa criar condições para incentivar o empreendedorismo e estimular o desenvolvimento econômico e social com base no conhecimento científico resultante das atividades de extensão e das pesquisas científicas da Universidade.
Durante o evento, uma mesa presidida pelo vice-reitor Benedito Adeodato debateu o tema A universidade e sua importância para a inovação e desenvolvimento nacional. Também participaram o pró-reitor de Extensão e Cultura Jorge Ávila; o diretor de Tecnologia da Faperj Maurício Guedes; e a professora Mariza Almeida, proponente da UNIRIO no edital.
O procurador federal Leopoldo Gomes Muraro participou do evento por videoconferência. Em sua fala, abordou o histórico legal do tema, dando foco especial ao Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sancionado em 2016 e regulamentado em 2018, que determina que as instituições científicas disponham de suas políticas de inovação específicas, propondo maior flexibilidade e fomento das relações entre a produção do conhecimento, o desenvolvimento tecnológico, o setor produtivo e a sociedade.
Segundo a professora Mariza, o projeto na UNIRIO deverá iniciar-se pela área de ação Cultura Empreendedora. "A nossa cultura é de desenvolver projetos de ensino e projetos de pesquisa. Projetos de inovação possuem características distintas", disse ela. Ainda segundo Mariza, será oferecida uma consultoria para um grupo de 15 a 20 professores, com previsão para começar em novembro: "Vamos lançar agora um projeto de seleção dos grupos de projetos de pesquisa que pretendem criar, a partir da sua ideia de pesquisa, um business case, e como eles se apresentam para as empresas para apresentar um projeto de inovação que seja do interesse do mercado".
Ainda durante a mesa, o pró-reitor Jorge Ávila anunciou a realização, por parte da UNIRIO, de um evento sobre empreendedorismo nas indústrias criativas, que está previsto para será realizado no mês de janeiro, no espaço da Fábrica Behring. "Nesse evento a gente espera ter um primeiro hackaton que trabalhe o tema das disposições e atrações virtuais em museus e espaços de exposição", explicou.