código do Google analytics Servidores recebem homenagem por 35 anos de trabalho na UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Servidores recebem homenagem por 35 anos de trabalho na UNIRIO

Servidores recebem homenagem por 35 anos de trabalho na UNIRIO

por comunicacao — publicado 10/09/2014 16h30, última modificação 12/09/2014 15h29
Evento aconteceu nesta quarta-feira, 10 de setembro

Em cerimônia comemorativa dos 35 anos da UNIRIO, completados em junho deste ano, servidores que ingressaram no ano de sua origem (1979) foram homenageados nesta quarta-feira, 10 de setembro.

Na ocasião, foram agraciados os servidores Cibeli Cardoso Reynaud (CLA), Nilson Alves de Moraes (IB), Giovanni Nicola Umberto Italiano Colombini (EMC) e José Carlos Passarelli (IB), além do reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca. O evento aconteceu no Auditório Vera Janacopulos.

Ao abrir a cerimônia, Jutuca destacou que “cada um de nós tem uma história a ser contada, de dedicação à Universidade, nos diferentes espaços da instituição”. Ele lembrou que, apesar do crescimento ao longo dos anos, a UNIRIO ainda mantém uma cultura favorável à aproximação e à troca de experiências dentro da comunidade acadêmica.

Em seus discursos, os pró-reitores destacaram alguns aspectos históricos e, também, competências de suas unidades. A pró-reitora de Administração, Núria Sanchez, ressaltou que sua pró-reitoria lida diretamente com os demais setores da Universidade, na tentativa de viabilizar o trabalho de todos. “Estou na UNIRIO há 20 anos, e é gratificante participar dessa homenagem”, disse.

Primeira mulher à frente da Pró-Reitoria de Planejamento, Janaina Menezes apresentou um panorama do setor desde sua criação, em 1982, como Coordenação Geral de Planejamento, até o modelo atual, instituído em 2001. Também refletiu sobre a celebração dos 35 anos da Universidade e a homenagem aos servidores: “O tempo é subjetivo, depende do indivíduo. Para alguns, 35 anos é muito tempo, mas, para outros, é pouco”.

Diógenes Pinheiro, pró-reitor de Extensão e Cultura, apontou o caráter acolhedor da Universidade, ao lado de uma tradição humanista. “Percebemos esse diálogo com a tradição de escolas centenárias, que é bastante valorizada”, observou. Para ele, a UNIRIO é “uma instituição que muda com o tempo, mas que não esquece de suas raízes”.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Ricardo Cardoso, também mostrou um retrospecto de sua pró-reitoria, criada em 1991, cuja configuração atual se iniciou em 2004. Entre as ações mais antigas da unidade está a concessão de bolsas de iniciação científica, que tem crescido ao longo dos anos. “Além disso, a UNIRIO registra um crescimento exponencial da pós-graduação, principalmente nos últimos anos”, salientou. Para Ricardo, os servidores homenageados serviram de “norte e exemplo para muitos na Universidade”.

À frente da Pró-Reitoria de Graduação (que, inicialmente, reunia todas as ações acadêmicas da UNIRIO), Loreine Hermida avalia que a unidade evoluiu em acompanhamento às mudanças da Universidade. “Tivemos uma ampliação em todos os setores, não apenas nos cursos de graduação já consolidados, mas também abrindo novas áreas do conhecimento”, disse. Loreine afirmou ser uma honra ocupar um espaço na homenagem aos servidores que completam 35 anos de UNIRIO.

O vice-reitor da UNIRIO, José da Costa Filho, exprimiu satisfação com a homenagem aos servidores e considerou o momento propício ao “chamado de nossa responsabilidade com a Universidade”. Para ele, “a UNIRIO é herdeira de tradição e também de desafios, que podem servir para entusiasmar novos pesquisadores e estudantes que aqui chegam”, refletiu.

Antes de dar início às homenagens, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mariana Flores, também falou sobre sua unidade, criada em dezembro de 2013. Segundo ela, entre os objetivos da pró-reitoria está a atenção ao desenvolvimento dos servidores da Universidade, com ações para valorizar seu trabalho. “Por isso, fico muito feliz em participar deste evento, que homenageia não só aqueles que completam 35 anos, mas todos os servidores da instituição, que a cada dia fazem a história da UNIRIO”, expressou.

A cerimônia foi encerrada com um número do espetáculo “The Book of Mormon”, sucesso de crítica e público encenado por alunos da Escola de Teatro, com direção do prof. Rubens Lima Jr.

Confira a lista de servidores que completam 35 anos de UNIRIO em 2014:

Aluisio Mauro Macedo Portugal – técnico em refrigeração – HUGG
Cibeli Cardoso Reynaud – professor do magistério superior – CLA
Dasio Antonio Pereira Marcondes – professor do magistério superior – EMC
Esther Regina Golek da Silva – auxiliar de enfermagem - HUGG
Eurides Lourenço Pinto – assistente de som - CLA
Giovanni Nicola Umberto Italiano Colombini – professor do magistério superior – EMC
Heliane Ribeiro Senna Dias – assistente social – HUGG
Jorge Baptista Soares – administrador – CCJP
José Carlos Passarelli – pintor-área – IB
José Luis Camarinha do Nascimento Silva - professor do magistério superior - IB
Luiz Pedro San Gil Jutuca – professor do magistério superior (CCET) e reitor da UNIRIO