Estudo faz mapeamento dos cargos comissionados na UNIRIO
Um estudo da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da UNIRIO mapeou os cargos comissionados existentes na Instituição e verificou que 24 unidades existem sem os correspondentes Cargos de Direção (CD), Funções Gratificadas (FG) ou Funções de Coordenação de Curso (FCC).
O objetivo do estudo - desenvolvido pela Divisão de Desenvolvimento Institucional, da Copladi/Proplan, sob coordenação da pró-reitora de Planejamento, Loreine Hermida Silva e Silva - é subsidiar a Administração Superior a realizar a solicitação de tais funções comissionadas ao Governo Federal.
Segundo o levantamento, a necessidade de cargos e funções se justifica tendo em vista o aumento no número de alunos e servidores, bem como o aumento no número de cursos de graduação (presenciais e a distância) e de pós-graduação lato e stricto sensu desde o ano de 2014, quando a UNIRIO recebeu a última remessa de cargos e funções.
O estudo realizou uma breve comparação com outras cinco Universidades, que também aderiram ao Projeto Reuni, mas, embora tenham sido criadas há menos tempo, possuem quantitativos de cargos comissionados semelhantes e até mesmo maiores que a UNIRIO.