Estudante de Direito da UNIRIO participa da VII Simulação da União Europeia no Brasil
No último mês de julho, o estudante Fernando Dumard, do segundo período do curso de Direito da UNIRIO, participou da VII Simulação da União Europeia no Brasil (Sueb Nacional), organizada e financiada pela União Europeia (UE). O evento, que ocorreu em Brasília (DF), foi uma simulação do Conselho da União Europeia, que se reuniu em 2024 para debater a Regulação Europeia da Inteligência Artificial (IA).
O aluno da UNIRIO foi o único estudante do Estado do Rio de Janeiro selecionado para integrar a simulação, junto com outros 26 participantes, cada um representando um Estado-membro da UE. A seleção incluiu análise de currículo e de carta de intenção, e Fernando foi escolhido para representar a Lituânia. Para ele, foi uma experiência muito enriquecedora.
“Essa chance demandou, ao mesmo tempo, muito empenho para estudar sobre a regulação da inteligência artificial no bloco europeu e dedicação para me aprofundar em questões pontuais a respeito do país báltico que representei, focando na questão do desemprego da população gerado pelo avanço tecnológico e na necessidade de desenvolvimento de um letramento em IA para diferentes segmentos sociais”, explicou o estudante.
As cerimônias de abertura e encerramento contaram com a presença do ministro Jean-Pierre Bou, Chefe de Delegação Adjunto da UE no Brasil, além dos professores do Instituto de Relações Internacionais da UnB, Carolina de Abreu Batista Claro e Antonio Jorge Ramalho da Rocha, e de Noelia Barriuso, líder da Equipe de Diplomacia Pública da UE no Brasil e Argentina.
Além dos debates, foram realizadas visitas à Delegação da UE no Brasil, onde os participantes foram recebidos e tiveram a oportunidade de conversar com a Embaixadora da UE no Brasil, Marian Schuegraf, e com a diplomata Chefe da Seção Política, de Imprensa e de Informação da Delegação da UE no Brasil, Dorota Ostrowska-Cobas, além de visita ao Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
“Os extensos debates que tivemos, as frutíferas interações com personalidades importantes da delegação da UE no Brasil e as visitações aos espaços como o Palácio do Itamaraty foram fundamentais para agregar ainda mais saberes e conhecimentos a cada um dos 27 jovens presentes de todo o país. Eu era o mais novo ali e estar ao lado de pessoas tão experientes e interessadas foi uma sensação magnífica tanto de aprendizado quanto de ensinamento”, avaliou Fernando.
O estudante Fernando Dumard durante dos debates na Sueb Nacional (Foto: Divulgação Sueb)
Fernando Dumard ao lado dos representantes da União Europeia no Brasil (Foto: Divulgação Sueb Nacional)