código do Google analytics Estatística das pesquisas eleitorais será tema de palestra no CCET — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Estatística das pesquisas eleitorais será tema de palestra no CCET

Estatística das pesquisas eleitorais será tema de palestra no CCET

por comunicacao — publicado 22/09/2014 12h36, última modificação 22/09/2014 12h36
Evento acontece nesta quinta-feira, dia 25, às 17h, na sala 202N

A estatística das pesquisas eleitorais: os números não mentem. Quem mexe com número é que mente. Esse é o tema da palestra que os professores Beatriz Cunha e Steven Dut-Ross, da Escola de Matemática, ministram nesta quinta-feira, dia 25, às 17h, na sala 202N do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET).

O evento é promovido pelo Departamento de Matemática e Estatística. A proposta é avaliar os principais métodos de construção de resultados quantitativos das pesquisas de opinião. Também será abordada a interpretação dos dados noticiosos envolvendo pesquisas eleitorais, com apresentação dos tipos de amostra e das fontes de erros amostrais e não amostrais.

Serão discutidos, ainda, a diferença entre amostra probabilística e não probabilística, os principais conceitos envolvendo a teoria de amostragem, a visão dos jornalistas e o papel do Tribunal Superior Eleitoral.

O CCET se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca.

Outras informações pelos telefones 2530-2677/2679.