Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Teatro promove oficina ‘Na Pisada do Pulso’ com o artista Helder Vasconcelos

Escola de Teatro promove oficina ‘Na Pisada do Pulso’ com o artista Helder Vasconcelos

por Comunicação publicado 17/07/2025 17h49, última modificação 18/07/2025 09h55
Atividade aberta ao público acontece na próxima quarta-feira, dia 23, no Centro de Letras e Artes

Na próxima quarta-feira, dia 23, a UNIRIO será palco da oficina "Na Pisada do Pulso", ministrada pelo músico, ator e dançarino pernambucano Helder Vasconcelos. A atividade é gratuita, aberta a toda a comunidade (interna e externa) e acontecerá das 10h às 12h, na Sala Nelly Laport, localizada no Centro de Letras e Artes (CLA).

A oficina propõe uma vivência prática de música e dança, em que gesto e som partem de um mesmo impulso interior, explorando as diversas possibilidades de criação conjunta que surgem desse encontro. A metodologia foi desenvolvida por Helder Vasconcelos a partir de sua profunda imersão em tradições populares de Pernambuco, como o Cavalo Marinho e o Maracatu Rural, aliada a mais de duas décadas de experiência como oficineiro.

O artista é um dos fundadores do grupo musical de Pernambuco Mestre Ambrósio, com quem trabalhou de 1992 a 2003. Com o grupo, apresentou-se na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, tocou nos principais palcos e eventos brasileiros e gravou três CDs. Em carreira solo, criou os espetáculos Espiral Brinquedo Meu (2004), Por Si Só (2007) e Eu Sou (2016).

Em parceria com o Batebit Artesania Digital, Helder Vasconcelos vem desenvolvendo instrumentos digitais de música e dança. É fundador e coordenador do grupo Boi Marinho, que participa do carnaval pernambucano desde 2000.

A iniciativa é uma realização do projeto de iniciação artística Coletivo Matuba - Territórios de Cruzos e Memórias, coordenado pela professora da Escola de Teatro Juliana Manhães. O evento conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), da Escola de Teatro, do Laboratório A (Artes do Movimento) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UNIRIO.

Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta chegar ao local no horário indicado.

O CLA se localiza na Avenida Pasteur, 436, Urca.


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio