Escola de Serviço Social da UNIRIO celebra 15 anos de existência
No dia 12 de novembro, a partir das 18h30, será realizado o evento de comemoração dos 15 anos da Escola de Serviço Social da UNIRIO. Na ocasião, haverá uma conferência proferida pela professora Paula Bomfim, da Faculdade de Serviço Social (FSS) da Uerj, com o tema "A relevância da ética em tempos de barbárie: desafios ao ensino na Formação em Serviço Social".
Assistente social, mestre e doutora em Serviço Social pela UFRJ, Paula Bomfim é pesquisadora dos fundamentos do Serviço Social, com ênfase no debate da ética profissional e movimentos sociais. É uma das coordenadoras do núcleo de pesquisa "Ser Social e dimensões do exercício profissional", ligado à FSS da Uerj, e coordena os projetos de extensão: "Questão Social em foto" e "Serviço Social e Movimentos Sociais" e o prodocência "O princípio da ética na formação profissional: construindo estratégias na garantia do princípio da transversalidade".
15 anos do curso
A criação do curso de Serviço Social na UNIRIO faz parte do processo de expansão da Universidade pelo Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Em 2010 o curso recebia a primeira turma de graduação e, em 2014, formaram-se os primeiros bacharéis em Serviço Social pela Universidade.
Desde então, a Escola de Serviço Social tem constituído um perfil profissional crítico, competente e de formação generalista para atuar em diferentes espaços socio-ocupacionais, nas esferas públicas e privadas, em atividades de gestão, execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas; na pesquisa, assessoria e consultoria.
Em 2024, o curso passou a ter um novo Projeto Político-Pedagógico, cuja matriz curricular possui 3.090 horas, divididas entre disciplinas teóricas, teórico-práticas e práticas, estágio curricular, atividades complementares, Oficinas de Extensão e TCC. Dentre as mudanças destacam-se a curricularização da extensão, através da oferta das disciplinas de “Oficina de Extensão I” e “Oficina de Extensão II”; a disposição do Estágio obrigatório em três períodos, com carga horária mínima de 150 horas/semestre; e a oferta em caráter obrigatório de novas disciplinas como “Feminismo e Relações patriarcais de Gênero”, “Racismo estrutural e sociedade capitalista” e “Fundamentos da Ética”.

Portal de Periódicos








