código do Google analytics Escola de Medicina e Cirurgia comemora 101 anos — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Escola de Medicina e Cirurgia comemora 101 anos

Escola de Medicina e Cirurgia comemora 101 anos

por comunicacao — publicado 05/04/2013 00h00, última modificação 16/06/2015 12h55

Na próxima quarta-feira, 10 de abril, a Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) comemora 101 anos desde sua fundação. Para celebrar a data, será realizada solenidade no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – HUGG (Rua Mariz e Barros, 775, Tijuca), a partir das 8h30min.

Na ocasião, serão prestadas as seguintes homenagens: ao diretor do HUGG, professor Antonio Carlos Ribeiro Garrido Iglesias; à professora Maria Mazzarone, representando o corpo docente; à professora Elizabeth Vasserman Teixeira, por aposentadoria; aos professores Guilherme Santoro Lopes e Antônio Cláudio Goulart Duarte, ex-alunos da EMC; à servidora Luna Bravim Rente, representando o corpo técnico-administrativo; à funcionária Ilza dos Anjos Coutrim da Silva, representando os funcionários terceirizados; e ao Diretório Acadêmico Benjamin Baptista, que representa o corpo discente.

Após a cerimônia de abertura, a programação segue com a apresentação de duas palestras: “Medicina, Ciência e Método”, com o professor Guilherme Santoro Lopes, e “Semiologia, a Arte”, com o professor Antônio Cláudio Goulart Duarte.

Sobre a EMC

Fundada em 10 de abril de 1912, a Escola de Medicina e Cirurgia da UNIRIO é a segunda faculdade de medicina criada no Rio de Janeiro e a quarta organizada no Brasil. Apesar de ter sido reconhecida pelo Ministério da Justiça e Negócios Interiores em 22 de janeiro de 1912, e ter seus estatutos aprovados em 22 de março do mesmo ano, a data de sua fundação homenageia o nascimento de Samuel Hahnemann, fundador da Homeopatia.

Fruto da Faculdade Hahnemanniana, pioneira na propagação da ciência homeopática no país, a EMC foi desvinculada do Instituto Hahnemanniano do Brasil em 1948, e passou a ser subordinada ao Ministério da Educação e Cultura em 1957, já dentro do sistema federal de ensino. Em 1969, foi incorporada à Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado da Guanabara (FEFIEG) e, com a fusão dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro em 1975, passou a integrar a Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (FEFIERJ). Em 1979, finalmente, se incorporou à Universidade do Rio de Janeiro, com a criação da UNIRIO que, pela lei nº 10.750, do ano de 2003, passou a chamar-se Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Desde sua criação, a EMC passou por diversas mudanças de sede, ocupando locais como a Rua do Hospício (atual Rua Buenos Aires); a Avenida Central, 133 (atual Avenida Rio Branco); a Praça Tiradentes, 52; e a Rua Frei Caneca, 94 (atual sede do Instituto Biomédico). Atualmente ocupa o prédio da Decania do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIRIO, anexo ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG/UNIRIO), localizado na Rua Silva Ramos, 32, na Tijuca.

registrado em: Medicina