código do Google analytics Nota da Reitoria: Empatia e solidariedade com as vítimas e a população de Petrópolis — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Nota da Reitoria: Empatia e solidariedade com as vítimas e a população de Petrópolis

por Comunicação publicado 17/02/2022 11h00, última modificação 21/02/2022 08h54
"As necessidades apontadas são muitas, e vamos listá-las, porém se iniciam pelo respeito, empatia, discernimento, solidariedade, afeto, força e fé em dias melhores para todos aqueles que mais precisam neste momento"

Diante dos recentes acontecimentos que vitimaram centenas de famílias na cidade de Petrópolis, em um Estado já fragilizado e que resiste em busca de se reinventar, necessário se faz refletir a forma de demonstrar a nossa empatia.

A solidariedade, marca indelével do cidadão brasileiro, muitas vezes é posta à prova, como o que se apresenta neste momento. São inúmeras as possibilidades de desempenhar alguma ação que contribua para minimizar o sofrimento daqueles que não têm o chão, referência primária do ser humano, com vida.

A pró-atividade diante da tragédia é, antes de tudo, força motora para o resgate de corpos que, desejamos, todos com capacidade de sobrevivência e reconstrução.

A magnitude de uma situação como essa enfrentada pela municipalidade de Petrópolis e, por consequência, por todos os que se solidarizam com a tragédia de grandes proporções e vítimas incontáveis demonstra, sobretudo, que o problema requer mais do que sejamos capazes de supor, mas a humanidade e o trabalho braçal, tão necessários ao resgate e à reconstrução de uma cidade inteira.

Diversas ações em andamento surgem através de particulares, momento em que desejamos, de alguma forma, que o engajamento se faça presente entre nós.

As necessidades apontadas são muitas, e vamos listá-las, porém se iniciam pelo respeito, empatia, discernimento, solidariedade, afeto, força e fé em dias melhores para todos aqueles que mais precisam neste momento.

Os auxílios materiais emergenciais solicitados são:

Água mineral, alimentos não perecíveis, roupas de adulto e infantis, material de higiene e limpeza, colchões, toalhas de banho, cobertores.

Há diversos locais para entrega, mas, para aqueles que preferirem, abriremos um posto de coleta no campus Urca, na Av. Pasteur, 296 (espaço anexo ao almoxarifado, térreo - prédio da Escola de Nutrição).

Desde já, obrigado a todos os que, ao seu modo, puderem colaborar.