código do Google analytics Em cerimônia solene, UNIRIO entrega títulos de Doutor Honoris Causa a quatro homenageados — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Em cerimônia solene, UNIRIO entrega títulos de Doutor Honoris Causa a quatro homenageados

por Comunicação publicado 05/03/2020 19h03, última modificação 10/03/2020 13h16
Evento aconteceu na manhã da última quarta-feira (4), durante sessão conjunta dos conselhos da Universidade

Em sessão conjunta do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Universitário (Consuni) da UNIRIO, realizada na última quarta-feira (4), a UNIRIO outorgou títulos de Doutor Honoris Causa a quatro homenageados. A cerimônia solene, realizada no Auditório Vera Janacópulos e presidida pelo reitor Ricardo Cardoso, concedeu a honraria ao poeta e escritor Hermínio Bello de Carvalho, à professora e museóloga Nelly Beatriz Decarolis, à enfermeira e capitã do Exército Virgínia Maria de Niemeyer Portocarrero e ao professor e médico Vidal Haddad Junior.

Hermínio de Carvalho é poeta, compositor e produtor musical. Atuou também como cronista, radialista e homem de televisão. Teve parceiros como Cartola, Pixinguinha, Paulinho da Viola e Baden Powell. Em seu discurso, elogiou ícones da cultura brasileira, como Mario de Andrade, Lúcio Rangel e Manuel Bandeira. "Sem cultura, um país não tem fisionomia. E nosso país é rico de música, artes plásticas, teatro, balé, televisão. Meu muitíssimo obrigado a todos que apoiaram os meus sonhos e delírios culturais", disse o homenageado.

Virgínia Portocarrero é bacharel em Ciências e Letras pelo Colégio Pedro II, possui curso de enfermeira samaritana pela Escola da Cruz Vermelha Brasileira e de Prática de Laboratório pelo Hospital São Sebastião. Destacou-se em vida como uma das enfermeiras brasileiras a atuar na Segunda Guerra Mundial. Ela foi representada na cerimônia por sua filha, Daisy Portocarrero, "Minha mãe era uma pessoa realmente excepcional, sempre pensou e cuidou de nós e dos heróis dela. Ela era uma enfermeira não só do corpo, mas também da alma", disse Daisy, visivelmente emocionada.

Vidal Haddad Junior possui graduação em Medicina pela UNIRIO, além de mestrado e doutorado em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo. Vidal possui um grande trabalho voltado à saúde de pescadores, que anteriormente não tinham absolutamente nada em termos de atendimento médico. Com o desenvolvimento de diversas técnicas voltadas à essa população, foi bem-sucedido na diminuição do número de acidentes de trabalho entre eles. "Eu acho que a gente conseguiu fazer algo importante, mas, quando a gente faz, é por prazer. Então quando te homenageiam por isso, as pernas chegam até a tremer", relatou o médico em seu discurso.

A argentina Nelly Decarolis é licenciada em Museologia pela Universidad del Museo Social Argentino, conservadora superior de museus pela Escuela Superior de Conservadores de Museos da La República Argentina e licenciada em Ciências Antropológicas pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Pedindo desculpas por falar em espanhol - sua língua nativa, e não em português -, ela agradeceu todo o afeto que recebeu em suas pesquisas realizadas no Brasil durante sua trajetória acadêmica e, especialmente, à UNIRIO o reconhecimento por seu esforço intelectual com a concessão do título de Doutora Honoris Causa.

Auditório Vera Janacópulos durante a cerimônia (Foto: Comso)

Reitor Ricardo Cardoso (ao centro) em mesa composta pelos homenageados com o título de Doutor Honoris Causa(Foto: Comso)

Reitor Ricardo Cardoso (ao centro) em mesa composta pelos homenageados com o título de Doutor Honoris Causa (Foto: Comso)

Hermínio de carvalho, um dos homenageados, discursa durante cerimônia (Foto: Comso)