Egresso da UNIRIO é premiado no Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular
O trabalho "A vida social do pandeiro no Rio de Janeiro (1900 - 1939)", elaborado pelo egresso da UNIRIO Eduardo Marcel Vidili, conquistou a segunda colocação no Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular. Ao todo, foram 118 trabalhos analisados.
A produção foi baseada na tese de doutorado original "A vida social do pandeiro no Rio de Janeiro (1900 - 1939): trânsitos, significados e a inserção no rádio e fonografia", defendida em 2021 no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), com orientação do professor Pedro de Moura Aragão.
O objeto do estudo é o pandeiro – mais exatamente, a vida social desse instrumento no Rio de Janeiro, no período de 1900 a 1939. Como ponto de partida, o texto problematiza o status do pandeiro como símbolo brasileiro (condição estabelecida ao final daquele período, conforme é argumentado no estudo), tendo em vista a suposta proibição a ele imposta nas décadas anteriores.
Por meio da pesquisa em periódicos e fonogramas da época, e em diálogo constante com a história social do período, o estudo busca: examinar as práticas musicais e ambientes sociais pelos quais o pandeiro transitava naquele contexto; explorar disputas e tensões em torno dos significados atribuídos ao instrumento e às pessoas que o tocavam; abordar as condições de sua inserção nos âmbitos incipientes da música produzida para o mercado – o rádio e a fonografia.
Em 2022, a tese desenvolvida por Eduardo Vidili no doutorado recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese.
Sobre o prêmio
O Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular, criado em 1959, tem o objetivo de fomentar a pesquisa voltada à cultura popular, estimulando a diversidade e a atualização da produção de conhecimento sobre esse campo de estudo no país.
Ao longo dos anos, a premiação reflete as mudanças teóricas e metodológicas no campo dos estudos das culturas populares e também acompanha a institucionalização dessas pesquisas nas universidades, especialmente nas áreas de antropologia, história, literatura e etnomusicologia.