Egressa do mestrado da UNIRIO desenvolve protocolo técnico-científico para assistência nutricional domiciliar em pediatria
Foi publicado, na Plataforma Educapes, o Protocolo Técnico-Científico para Assistência Nutricional Domiciliar em Pediatria, elaborado por Paulla Tavares Patrício Mota como produto técnico de sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN/UNIRIO). O trabalho teve orientação da docente Thaís da Silva Ferreira .
O protocolo foi desenvolvido para orientar a prática profissional de nutricionistas que atuam na atenção domiciliar, tanto em serviços públicos quanto privados, no cuidado de crianças e adolescentes.
O conteúdo do protocolo foi validado por um grupo de 13 especialistas que avaliaram a pertinência, suficiência e clareza semântica de cada seção, além da utilidade do documento e facilidade em consultá-lo. Foram realizadas duas rodadas de avaliação do protocolo pelos especialistas, seguidas dos ajustes pertinentes, após as quais foi obtida concordância de 90% (IVC = 0,90) entre os especialistas, sendo o conteúdo do documento considerado validado. A versão final do protocolo elaborado com 69 páginas, nove seções e oito anexos reuniu as principais etapas do cuidado nutricional de crianças e adolescentes na AD, acrescida de um fluxo que guia a execução dessas etapas e de um instrumento de consulta detalhando cada uma dessas etapas.
O protocolo está disponível para acesso gratuito na plataforma Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1000250.