código do Google analytics 'Educação musical e filosofia' é tema de livro que será lançado pelo IVL — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / 'Educação musical e filosofia' é tema de livro que será lançado pelo IVL

'Educação musical e filosofia' é tema de livro que será lançado pelo IVL

por comunicacao — publicado 10/03/2014 14h00, última modificação 10/03/2014 15h53
Obra é resultado da disciplina “Seminário Avançado de Ensino e Aprendizagem em Música”, oferecida pelo doutorado do PPGM

Educação Musical e filosofia: aproximações com as ideias de Kant, Hegel e Niestzsche é o título do livro que será lançado nesta terça-feira, 11 de março, às 18h30, no Instituto Villa-Lobos (IVL). Organizada pelo professor do IVL José Nunes Fernandes, a obra foi produzida na disciplina “Seminário Avançado de Ensino e Aprendizagem em Música”, oferecida pelo curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO.

Os capítulos que compõem o livro foram escritos pelo próprio Fernandes e pelos doutorandos em música. Segundo o professor, entre os meses de março e setembro de 2013 foram convidados cinco palestrantes da área da filosofia para iniciar as discussões em sala de aula e expor seu conhecimento sobre as ideias dos autores abordados. “A partir dessas palestras, escolhemos temas de educação musical a serem debatidos à luz do pensamento desses filósofos”, revela.

Ensino de instrumentos musicais em projetos sociais, educação musical inclusiva, políticas públicas brasileiras de educação musical, pesquisa artística nos cursos de pós-graduação e formação superior na área são alguns dos assuntos abordados.

De acordo com o organizador, a opção pelos filósofos Kant, Hegel e Niestzsche se deu pelo fato de possuírem obras pedagógicas e sobre educação, o que possibilita a analogia entre o pensamento deles e aspectos da educação musical.

O IVL se localiza no Centro de Letras e Artes (Av. Pasteur, 436, Urca).

Outras informações pelos telefones 2542-3311/3312.

registrado em: IVL, Música, PPGM