Documentários discutem a indústria de ultraprocessados e o consumo infantil
Nesta quarta-feira, 27 de agosto, serão exibidos na UNIRIO dois documentários que discutem a indústria de alimentos e bebidas ultraprocessados e o consumo infantil a partir da propaganda. A atividade integra a programação da 7ª Semana Acadêmica da Escola de Nutrição e acontecerá no Auditório Vera Janacópulos, na Urca.
Às 14h, será exibido o documentário “Comida de mentira”, que investiga a indústria de alimentos e bebidas ultraprocessados, expondo as táticas utilizadas para apresentar como vantajosos, produtos prejudiciais à saúde, à cultura, ao meio ambiente, ou seja, a sociedade e ao planeta de modo geral. Em seguida, haverá um diálogo com Rosa Mattos, jornalista e assessora de Comunicação e Mobilização da ACT Promoção da Saúde.
Às 18h, será a vez do documentário “Criança: a alma do negócio”, que mostra como a publicidade direcionada às crianças interfere em seus hábitos, valores e saúde. Exibe os impactos do consumismo precoce, da obesidade infantil e da erotização da infância, e propõe uma discussão ética sobre os limites da propaganda dirigida a esse público vulnerável. Após a exibição, haverá um debate com Fernanda Mainier, advogada e integrante dos movimentos Põe no Rótulo e Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.
A atividade é coordenada pelas professoras Thais Salema, Lourdes Ferreirinha e Renata Borchetta, como atividade didática das disciplinas Educação Alimentar e Nutricional, Nutrição em Saúde Coletiva, em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde (NES), o Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional (Nusan) e o Núcleo de Alimentação Coletiva (NAC).