Documentário aborda conservação patrimonial a partir de imóveis desativados na Área Portuária do Rio de Janeiro
O documentário Patrimônio Industrial e Práticas Artísticas (Evelyn Furquim Werneck Lima, 2022) aborda o patrimônio industrial desativado da Área Portuária do Rio de Janeiro e sua potencialidade para usos artístico-culturais, além dos impactos sobre a população local.
O filme traça uma análise crítica de imóveis representativos, da população residente e de grupos de artistas e diretores teatrais do entorno, em busca de propostas de conservação e ocupação desses espaços, com base em sua reintegração à vida dos moradores.
O projeto foi viabilizado pelo Programa de Patrocínio Cultural 2020, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), sob coordenação da professora Evelyn Furquim Werneck Lima, do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana. Ela defende que os espaços registrados no filme, como o entorno do Cais do Valongo, da Igreja Nossa Senhora da Saúde e dos sobrados do Largo de São Francisco da Prainha, poderiam ser ocupados por grupos de artistas, preferencialmente da região, para que haja uma verdadeira apropriação do local.
Assista ao documentário: