Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Docentes Tereza Serrano e Regina Alvarenga recebem título de professora emérita

Docentes Tereza Serrano e Regina Alvarenga recebem título de professora emérita

por Comunicação publicado 19/11/2025 12h26, última modificação 19/11/2025 12h26
Sessão solene foi marcada pela presença de dois ex-reitores da Universidade

Em sessão solene dos Conselhos Superiores, a UNIRIO concedeu o título de professora emérita às docentes Maria Tereza Serrano Barbosa, da Escola de Matemática, e Regina Maria Papais Alvarenga, da Escola de Medicina e Cirurgia, na última segunda-feira, dia 17.

O evento teve início com a apresentação musical do pianista Alessandro Albuquerque e do violoncelista Vinícius Nascimento, ambos alunos do Instituto Villa-Lobos (IVL). Em seguida, o reitor, José da Costa, deu início à cerimônia, ressaltando a presença de dois ex-reitores da Universidade: Pietro Novellino (2000-2004) e Malvina Tuttman (2004-2011).

Convidados pelas homenageadas a integrar as comitivas que as conduziriam ao palco, ambos os docentes passaram a compor a mesa solene a pedido de Da Costa. “Não é em qualquer dia que temos a oportunidade de estar com três reitores ao mesmo tempo”, salientou. “Considerava fundamental que estivessem ao meu lado – até para que, espiritualmente, a energia e a sabedoria deles possam me proteger, nos quase dois anos que ainda tenho à frente deste mandato, na Reitoria da Universidade”.

Da Costa saudou, ainda, as professoras homenageadas, destacando a atuação de Regina na criação do Programa de Pós-Graduação em Neurologia da UNIRIO e a participação de Tereza na fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia. “Regina, pesquisadora fundamental, que ajudou a construir a pesquisa na área da saúde – especialmente na medicina –, e Tereza, que foi pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, são professoras mais que eméritas”, enfatizou. 

Malvina Tuttman relembrou histórias que viveu na Universidade com as homenageadas. “Com muita emoção, componho a comitiva da professora Tereza Serrano – e também me sinto compondo, neste momento, a comitiva da professora Regina”, revelou. Já Novellino enalteceu a trajetória de Regina Alvarenga, descrevendo-a como “neurologista da mais eminentes”.

“Esse título só passou a fazer sentido quando o reconheci como uma homenagem à minha dedicação e ao meu envolvimento em tantos projetos e tantas lutas. Como foram sempre ações coletivas, passei a reconhecê-lo como uma justa homenagem, e só tenho a agradecer”, comemorou Tereza, ao receber a distinção.

Regina Alvarenga falou brevemente sobre o papel da universidade pública e apontou a responsabilidade de professores e alunos na missão de contribuir para o desenvolvimento do país. “Não estou hoje aqui por acaso. Estou aqui por escolha, plena e consciente”, garantiu, completando: “Percorri passo a passo o caminho indicado para ser professora titular em Neurologia, em toda a dimensão que essa palavra carrega, em ensino, extensão e pesquisa”.

Da esquerda para a direita: Maria Tereza Serrano Barbosa, Malvina Tuttman, José da Costa, Pietro Novelino e Regina Maria Papais Alvarenga (Foto: UNIRIO/Comso)
Da esquerda para a direita: Maria Tereza Serrano Barbosa, Malvina Tuttman, José da Costa, Pietro Novelino e Regina Maria Papais Alvarenga (Foto: UNIRIO/Comso)

Público reunido no Auditório Vera Janacópulos (Foto: UNIRIO/Comso)

Assista à sessão na íntegra pelo canal audiovisual da UNIRIO.

 

 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio