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Docente e estudantes da UNIRIO publicam Guia sobre Práticas Integrativas e Complementares

por Comunicação publicado 19/07/2022 11h00, última modificação 20/07/2022 13h16
Publicação busca divulgar a importância dos processos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais

As integrantes do projeto interinstitucional IntegraRio, professora Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves (Escola de Nutrição/UNIRIO) e as alunas Thalia Jardim Dourado e Luisa Colares Ribeiro (Escola de Enfermagem/UNIRIO), publicaram um Guia sobre Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

As práticas integrativas e complementares são processos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, que buscam a prevenção de doenças, a recuperação e a promoção da saúde e o autocuidado. Elas apresentam uma perspectiva ampliada sobre o ser humano, considerando-o em sua dimensão global (físico, psíquico, emocional e social). Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Arteterapia, Biodança, Dança Circular e Meditação são alguns exemplos de PICs que podem ser encontradas no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a professora Édira, o objetivo do Guia é divulgar as PICs para os participantes do projeto IntegraRio e para a população em geral. “O Guia tem como objetivo contribuir para que a população tenha conhecimento sobre a importância destas práticas, e que essas estão disponíveis via Sistema Único de Saúde”, informou a professora.

As PICs foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), no SUS. Estas práticas são transversais em suas ações no SUS e podem estar presentes nos pontos da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente na Atenção Primária.

Para a acadêmica Luisa Ribeiro, a participação como bolsista na criação do Guia foi importantíssima para sua formação profissional. “Tivemos a oportunidade de conviver com professores e estudantes de outras áreas. Isso enriquece nossa formação”, explicou a aluna.

Da mesma opinião, Thalia Jardim acredita que participar de um projeto de extensão ampliou sua visão de mundo. “Estar em contato com a sociedade, entender suas demandas e agir de acordo com a sua real necessidade. Essa é a vivência que um projeto de extensão nos proporciona. Uma visão de mundo diferenciada, que pretendo levar para minha vida profissional”, finalizou a bolsista.

registrado em: Ciência na UNIRIO

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