Docente do Instituto Villa-Lobos disponibiliza álbum de jazz em plataformas digitais
Cliff Korman, pianista e docente da UNIRIO, acaba de disponibilizar nas plataformas digitais o álbum Migrations, originalmente lançado em 2004 pelo selo Planet Arts. A obra é uma homenagem ao fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado (1944-2025) e foi inspirada diretamente pela série fotográfica Êxodos (Migrations, no original), que documenta os deslocamentos forçados de populações ao redor do mundo.
Movido pelas imagens impactantes da exposição, Korman traduziu em música as emoções despertadas pelas narrativas de migração, perda e reconstrução de identidade. A experiência pessoal do artista, descendente de imigrantes deslocados, se entrelaça à sua trajetória como músico de jazz com forte ligação com a música brasileira. Segundo Korman, a música do álbum reflete "o fluxo de estados emocionais que surgem quando alguém é forçado a deixar um lar, uma vida, e ingressar em uma corrente de humanidade em movimento".
O projeto combina composições originais, improvisações e referências musicais diversas — como o uso criativo de citações — para explorar os sentidos migratórios tanto na música quanto na linguagem. O resultado é uma obra multifacetada, que atravessa fronteiras culturais, identitárias e temporais. Elementos do choro, gênero brasileiro conhecido por sua complexidade contrapontística e improvisação, dialogam com estruturas do jazz moderno, criando uma fusão sonora rica e dinâmica.
Além de Korman ao piano e nos arranjos, o álbum conta com músicos de destaque como Billy Drewes (clarinete e saxofone), Luis Bonilla (trombone), Rob Curto (acordeom), Henrique Cazes (cavaquinho), Marcello Gonçalves (violão de sete cordas), Andy Eulau (baixo), Vanderlei Pereira (bateria), Edson da Silva “Café” e Beto Cazes (percussão), além da participação especial da atriz e cantora Cida Moreira na faixa Pobre Cega e de um coro na faixa Abre Alas.