Docente da UNIRIO leva espetáculo participativo, oficina e projeto de acessibilidade para o Nordeste
Resultado de uma pesquisa sobre arte socialmente engajada e poéticas do cuidado, realizada dentro do grupo de pesquisa "Práticas Performativas Contemporâneas" (UNIRIO/UFRJ/CNPq), o espetáculo “Ensine-me a fazer arte”, da professora Tania Alice, do Departamento de Atuação Cênica da UNIRIO, chega ao Nordeste.
Ao longo de dois anos, a docente visitou diferentes cidades do Brasil e do exterior indagando aos habitantes: “O que o artista pode ou deve fazer hoje?”. As respostas inspiraram a criação do espetáculo, contemplado pelo edital Funarte Rede das Artes 2023 com a Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz.
“Ensine-me a fazer arte” é um espetáculo de teatro participativo, originado de uma performance relacional. Em cena, Tania Alice apresenta uma seleção das respostas, colhidas de pessoas de diferentes nacionalidades, idades e profissões, incluindo as do público local onde o espetáculo acontece. As respostas são interpretadas cenicamente e incorporadas ao espetáculo, que possui uma dramaturgia viva e em constante construção, alimentada pelas experiências acumuladas em diversas cidades e países e atualizada a cada nova localidade.
Com a participação de Gilson Motta, professor da UFRJ, também diretor do grupo de pesquisa e que assina figurino e cenografia, o espetáculo assume a forma de uma construção coletiva, revelando as expectativas e percepções dos diversos públicos sobre o papel do artista na sociedade contemporânea.
As apresentações acontecerão nos dias 7 e 8 de dezembro, no Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza (CE), e nos dias 12, 13 e 15 de dezembro, na Casa da Ribeira, em Natal (RN).
Oficina
Nos dias 10 e 11 de dezembro, Tania Alice e Gilson Motta vão conduzir uma oficina de performance, abrangendo performance relacional, instalação e teatro performativo, temas que a professora leciona na UNIRIO. A atividade, destinada a professores de artes e público interessado na área artística, será realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC) e, em seguida, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Acessibilidade
O projeto “Ensine-me a fazer arte” conta ainda com uma pesquisa em acessibilidade, para que pessoas autistas possam usufruir do espetáculo. Elaborada dentro do grupo de pesquisa coordenado por Tania Alice e Gilson Motta, a pesquisa foi realizada junto com a artista Giovanna de Salles, dentro de uma parceria que se originou no evento "Teatos - Teatros e Autismos" e que complementa outra pesquisa, desenvolvida para o guia "Autistas na Universidade - e agora?", recentemente lançado na UNIRIO.
As iniciativas integram o projeto "Poéticas do Cuidado", coordenado pela professora Tania Alice, com apoio da bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq, e que conta com a criação de espetáculos, performances e a publicação de artigos científicos e de um livro sobre Poéticas do Cuidado.