Docente da UNIRIO é autor de obra finalista do prêmio Jabuti 2025
A obra literária O lado esquerdo, de autoria de Manoel Ricardo de Lima, está entre as cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2025 na categoria “Poesia”. O autor (na foto ao lado, de Raphael Barbanjo) é docente da Escola de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.
Publicado pela Mórula Editorial, em parceria com a Cultura e Barbárie, o livro respira por dentro da linguagem, onde cada verso é gesto, pensamento e corpo em movimento. “Um livro que acolhe a maturidade de um pensamento da vida, ou da vida de um pensamento, sem abrir mão de implicar meu corpo, politicamente, no que faço”, define o autor.
Nascido em uma família muito pobre, na cidade de Parnaíba, interior do Piauí, o professor atribui a um “esforço incomum” a construção de sua trajetória acadêmica como discente e docente de universidades públicas. “Não é simples ser nordestino neste país socialmente segregador e hostil; não é fácil tentar compor um pensamento livre e sem pactos cínicos, ainda mais morando no Rio de Janeiro”, aponta. “Isto me fez e faz, todos os dias, reconfigurar o gesto àquilo que faço com a assertiva expandida do leitor obsessivo que sou, ‘nordestinamente paciente’, como disse Belchior”, completa.
Lima é doutor em Teoria Literária e Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Desde 2010, atua como docente da UNIRIO, onde lidera o grupo de pesquisa Linguagem, Artes e Política, registrado no CNPq.
É autor das seguintes obras poéticas: Embrulho (7Letras, 2000); Quando todos os acidentes acontecem (7Letras, 2009); As mãos (7Letras, 2012); Jogo de varetas (7Letras, 2013); Geografia aérea (7Letras, 2014/2022); Um tiro lento atingiu meu coração (7Letras, 2015); A guerra da água (7Letras, 2015); Avião de alumínio (Quelônio, 2018, com Julia Studart); Livros de Guerra (Sem Título Arte, 2018); e O Método da Exaustão (Garupa, 2020), além de O lado esquerdo (Mórula/Cultura e Barbárie, 2024). Também publicou contos, novelas, romances e ensaios, além de ter organizado antologias e coleções literárias por diversas editoras.
A divulgação dos vencedores do Prêmio Jabuti será feita em cerimônia marcada para o dia 27 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.