código do Google analytics Dissertação sobre cidades inteligentes é premiada em evento de tecnologia — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Dissertação sobre cidades inteligentes é premiada em evento de tecnologia

Dissertação sobre cidades inteligentes é premiada em evento de tecnologia

por Comunicação publicado 23/11/2023 14h10, última modificação 24/11/2023 10h54
Autor é egresso do Programa de Pós-Graduação em Informática; Universidade também recebeu menção honrosa em simpósio de sistemas multimídia

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) Alexandre Barbosa teve sua dissertação premiada em terceiro lugar no concurso de teses e dissertações do Workshop Anual do MPS (WAMPS 2023). O evento ocorreu em Brasília, nos dias 7 e 8 de novembro.

O trabalho, intitulado Um Catálogo de Requisitos Não Funcionais para Sistemas de Informação em Cidades Inteligentes sob a Perspectiva de Ecossistemas Digitais, já havia sido premiado também no XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2023).

No estudo, foram identificados requisitos não funcionais que fazem com que as cidades se tornem inteligentes. Segundo Alexandre Barbosa, esses requisitos consistem em atributos de qualidade de um sistema. “Apertar um botão seria um requisito funcional. Já o não funcional é aquilo que garante a qualidade dessa função – como, por exemplo, a capacidade que um sistema tem de interagir com outro sistema”.

A pesquisa se desenvolveu dentro do paradigma de “ecossistema digital”, caracterizado pelo funcionamento de tecnologias conectadas em rede. De acordo com o autor, o ecossistema digital herda as características do biológico, com propriedades que viabilizam sua permanência.

A partir de revisão bibliográfica e pesquisa de opinião, o autor elaborou um catálogo de requisitos, que passou por aperfeiçoamento, com base em sugestões de especialistas ouvidos. Os requisitos não funcionais apontados foram usabilidade, eficiência de desempenho, adequação funcional, compatibilidade, confiabilidade, segurança, capacidade de manutenção e portabilidade. “Cada um desses requisitos, analisados sob a perspectiva de ecossistemas digitais, contribui para o funcionamento das cidades inteligentes, destaca Alexandre.

O trabalho foi defendido em março de 2022, sob orientação do professor do PPGI Rodrigo Santos e do doutorando parceiro do Programa, Paulo Malcher. Após a defesa, o egresso fundou a startup Carbon hub, voltada para transição energética e descarbonização.

Menção honrosa

A UNIRIO também se destacou no XXIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2023), realizado em outubro, em Ribeirão Preto (SP). O discente de graduação em Sistemas de Informação Thiago Parracho recebeu menção honrosa no concurso de trabalhos de iniciação científica promovido pelo evento.

O estudo, intitulado Avaliação de Transparência de Portais de Ecossistemas de Software Utilizando Ferramentas de Análise de Experiência de Desenvolvedor, foi produzido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sob orientação do professor Rodrigo Santos e do aluno de doutorado do PPGI Rodrigo Zacarias, Thiago desenvolveu uma ferramenta, em parceria com o Laboratório de Pesquisa Operacional (LPO) da Universidade Federal do Pará (UFPA), para auxiliar a avaliação da experiência do desenvolvedor durante a interação com portais de ecossistemas de software.

“A partir de uma extensão instalada no navegador, os dados de qualquer site acessado pelo usuário são capturados e armazenados”, revela o autor. Segundo ele, o material obtido pode ser utilizado para gerar gráficos de análise da experiência do desenvolvedor – entendida como o conjunto de experiências adquiridas durante o processo de desenvolvimento de software.

Além da UFPA, a Universidade de São Paulo (USP) também colaborou com o projeto. A ferramenta foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Alexandre Barbosa apresentou seu trabalho no WAMPS 2023 (Foto: Divulgação)

registrado em: Ciência na UNIRIO

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio