código do Google analytics Discente da UNIRIO é uma das ganhadoras do Troféu Angelo Agostini — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Discente da UNIRIO é uma das ganhadoras do Troféu Angelo Agostini

Discente da UNIRIO é uma das ganhadoras do Troféu Angelo Agostini

por Comunicação publicado 05/02/2024 11h30, última modificação 05/02/2024 12h07
O troféu Angelo Agostini é considerado o Oscar das histórias em quadrinhos nacionais

No dia 30 de janeiro, (Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos), a obra Papo de Mulher: Almanaquezine de Fotonovelas conquistou o troféu Angelo Agostini (categoria fanzini). O prêmio é considerado o Oscar das histórias em quadrinhos nacionais.

A organização da obra foi da professora Danielle Barros (Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB), e uma das autoras é Aline Baffa, bacharel em Ciências Biológicas pela UNIRIO e mestre em Biodiversidade Neotropical (UNIRIO).  Atualmente Aline Baffa cursa sua 2ª graduação, em licenciatura em Ciências da Natureza (UNIRIO) . Aline iniciou sua caminhada no mundo dos fanzines em 2022, como bolsista de Extensão no projeto Homem-Leoa, coordenado pelo professor Elidiomar Ribeiro da Silva (UNIRIO).

Troféu Angelo Agostini

Criado em homenagem ao ilustrador e chargista italiano Angelo Agostini, que teve um papel pioneiro na arte sequencial no Brasil, o prêmio Angelo Agostini foi instituído em 1985 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP). Este prêmio anual é uma celebração da excelência e da diversidade dentro do universo dos quadrinhos brasileiros. É concedido em diversas categorias, incluindo a de Melhor Fanzine, que reconhece o trabalho artístico e criativo de fanzines independentes e autopublicados.