Curta-metragem ‘A Revolta dos Órgãos’ aborda saúde e má alimentação com humor e crítica
Os principais órgãos humanos se reúnem em uma assembleia de emergência. Exaustos e sobrecarregados pelo estilo de vida do seu "dono", eles entram em um debate caótico para decidir o que fazer. Esse é o enredo do curta-metragem “A REVOLTA DOS ÓRGÃOS, o filme”, lançado no último domingo, dia 12.
A produção é resultado de uma parceria entre o instrutor de teatro Cacio Gonçalves, do projeto de extensão Fábrica de Cuidados, com a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), a Escola de Nutrição e o Laboratório Multidimensional de Inovação, Tecnologia e Comunicação (Lamitec).
O desentendimento começa após uma grande ingestão de comidas ultraprocessadas e álcool, além do consumo de cigarros, levando o pulmão a se queixar da fumaça e o coração a se sentir fraco. A trama se desenrola com os órgãos acusando uns aos outros, até a chegada do cérebro, que busca trazer ordem à revolução iminente.
Apesar do tom leve e divertido, a mensagem final do curta é um alerta direto à audiência: "tome cuidado com o que você ingere". O filme enfatiza a relação entre o consumo excessivo de ultraprocessados, gorduras e álcool e o desenvolvimento de doenças graves, reforçando a importância da priorização da saúde e do bem-estar.
Assista ao filme abaixo.