código do Google analytics Encontro de Saberes irá promover diálogo com grupos de bumba meu boi do Maranhão — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Encontro de Saberes irá promover diálogo com grupos de bumba meu boi do Maranhão

Encontro de Saberes irá promover diálogo com grupos de bumba meu boi do Maranhão

por Comunicação publicado 04/06/2021 15h45, última modificação 05/06/2021 16h20
Aulas do curso acontecem a partir de 21 de junho, com encontros às segundas e em eventuais sábados

A Coordenadoria de Cultura está organizando o curso Encontro de Saberes - Sotaques do Bumba Meu Boi do Maranhão. O curso promoverá epistemologias a partir dos saberes orais tradicionais, especificamente vindos das brincadeiras de bumba meu boi no Maranhão, propondo um grande encontro entre integrantes e lideranças de alguns grupos tradicionais. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

As aulas terão início em 21 de junho e se estendem até o dia 4 de outubro, com encontros às segundas, de 19h às 21h, e em eventuais sábados, de 15h às 17h. O curso será dividido em dois módulos de 60 horas cada, com inscrições separadas.

O Encontro de Saberes surgiu em 2010, com o antropólogo José Jorge de Carvalho, professor da Universidade de Brasília. Desde então, o movimento já se expandiu para 14 universidades públicas no território nacional, uma na Colômbia e uma na Áustria.

O foco do projeto é a inclusão de mestres dos saberes dos povos tradicionais, indígenas, afro-brasileiros, quilombolas e das culturas populares, como docentes nas universidades em disciplinas regulares, aproximando os saberes institucionalizados e as práticas tradicionais.



 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio