'Cultura UNIRIO leva você ao teatro' distribui ingressos para o espetáculo ‘Macacos’
A Coordenadoria de Cultura da UNIRIO está distribuindo 60 ingressos gratuitos para o espetáculo Macacos, na sessão do dia 16 de março, às 20h, no Teatro Riachuelo (Rua do Passeio, 38/40, Centro).
A iniciativa faz parte da ação "Cultura UNIRIO leva você ao teatro", voltada à democratização de acesso à cultura. Em 2023, foram distribuídos mais de 2.500 ingressos para espetáculos de teatro, dança e música.
Para concorrer a um par de convites, as pessoas interessadas devem se inscrever pelo formulário: https://forms.gle/jrjB4DBQHD5oMvs36. O resultado será divulgado no Instagram da Cultura UNIRIO (@cultura.unirio) e os ganhadores receberão e-mail de confirmação.
Sobre o evento
Macacos aborda a estruturação do racismo e o apagamento das memórias e ancestralidades negras que estão enraizadas neste país. O espetáculo se coloca em cena a partir do relato de um homem negro em busca de outros espaços para ocupar diante do adjetivo macaco, que nomeia a obra, a fim de refletir sobre esse adjetivo que é o mais usado como xingamento ao povo negro no mundo.
A peça trata sobre episódios da História Geral do país, até chegar aos relatos e estatísticas das mães e famílias dos jovens negros presos ou executados pela polícia militar no Brasil de 1500 até 2021.
Os questionamentos desse homem negro convidam o público a pensar e debater sobre os preconceitos mascarados, que existem na estruturação e no cotidiano brasileiro. Macacos começou a se desenvolver no ano de 2015, passando por diversas cidades como: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Brasília e Amazonas, chegando a São Paulo no ano de 2020.