UNIRIO participa de reunião para debater estratégias de apoio à Secretaria Estadual de Saúde
Nesta terça-feira (17), o reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, participou de reunião no gabinete de crise instaurado no Palácio Guanabara para discutir estratégias de apoio das instituições de ensino superior à Secretaria Estadual de Saúde, para enfrentamento da pandemia de coronavírus no Rio de Janeiro.
No encontro, que contou também com a presença de dirigentes da Uerj, UFF e UFRJ, o secretário Edmar Santos ressaltou a importância do apoio das universidades em ações relacionadas ao enfrentamento, prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública relacionados à COVID-19 no Estado do RJ.
Santos solicitou apoio especial dos hospitais universitários, com liberação de leitos e estrutura adequada para atendimento de pacientes positivos, bem como a conscientização da importância da participação de alunos concluintes no enfrentamento da epidemia e a participação ativa das instituições na sensibilização e divulgação das orientações para isolamento social.
Além do professor Ricardo Cardoso e do secretário Edmar Santos, estiveram presentes a subsecretária de Educação e Inovação em Saúde, Anna Tereza M. S. de Moura; a coordenadora de Ensino, Ana Carolina Tavares Vieira; o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Lodi Ribeiro, e o vice-reitor, Mario Sergio Carneiro; o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega; e o vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Antônio Frederico Leão Rocha.
As demandas da Secretaria de Saúde foram encaminhadas pelo reitor da UNIRIO à direção da Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) e à superintendência do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), para avaliação conjunta das medidas a serem adotadas. A reunião no HUGG aconteceu na tarde desta terça-feira (17), com a presença de gestores, professores coordenadores e representante discente.