Consepe homologa resultado de processos seletivos e aprova nova linha de pesquisa para a Pós-Graduação em Artes Cênicas
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UNIRIO promoveu sua 457ª sessão ordinária na manhã desta quarta-feira, no auditório Vera Janacópulos. O reitor, José da Costa Filho, iniciou a atividade colocando em votação a própria pauta da sessão, que foi aprovada por unanimidade.
Em seguida, os conselheiros deliberaram sobre a ata da sessão ordinária do Consepe realizada no dia 4 de dezembro de 2024. Todos aprovaram o documento.
Devido à similaridade temática, os 11 tópicos seguintes foram reunidos em bloco para votação. Todos os itens se referiam à homologação do resultado de processos seletivos simplificados para professor substituto, promovidos pelos seguintes departamentos acadêmicos: Matemática; Informática Aplicada; Letras; Didática; Engenharia de Produção; Estudos Políticos; História; Composição e Regência; e Fundamentos em Ciências Jurídicas, Políticas e da Administração. O bloco foi aprovado por unanimidade.
Também houve deliberação sobre o resultado do concurso público de provas e títulos para o cargo de professor do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, tendo o item sido aprovado sem oposição.
O último tema a ser analisado foi o regulamento e a reestruturação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), coordenado pelo professor Leonardo Munk. O docente relatou a proposta, revelando a demanda de criação de uma nova linha de pesquisa, chamada Arte e Feminismos. “No nosso programa, as linhas de pesquisa são vinculadas às disciplinas. Então, não há como oferecer uma disciplina vinculada a essa nova linha de pesquisa, se não houver de fato a alteração no regimento”, justificou. O novo regulamento foi aprovado por unanimidade.
Da Costa lembrou que o PPGAC e o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) são os primeiros dois programas da UNIRIO com conceito 6 na Capes – em uma escala que vai até 7. “Essas avaliações são meros índices, não representam tudo, mas são índices que também nos fortalecem”, ressaltou. Ele também mencionou diversos avanços e desafios recentemente enfrentados pela Universidade, e agradeceu à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) o apoio aos programas.
A sessão prosseguiu com informes diversos. Assista abaixo ao evento na íntegra.