Comissão de Ética da UNIRIO é premiada em concurso de boas práticas da Presidência da República
A Comissão de Ética (CE) da UNIRIO foi premiada no IX Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética, com o projeto Promoção da ética e saúde mental dos servidores da universidade pública federal. O concurso é promovido pela Comissão de Ética Pública (CEP), da Presidência da República, com o objetivo de reconhecer e incentivar trabalhos relevantes desenvolvidos pelas comissões de ética dos órgãos federais, que são vinculados à CEP.
O resultado foi divulgado na última quarta-feira, dia 18, na página da CEP. A avaliação se deu a partir da análise de critérios de eficácia, originalidade, potencial de difusão e comunicação.
Colaboração intersetorial
O projeto premiado consiste em uma ação de governança intersetorial e de colaboração entre a CE e o Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (Sast), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). A proposta é atuar conjuntamente nos casos de adoecimento psíquico de servidor por motivos relacionados aos desvios de conduta ética apurados no âmbito da Comissão de Ética da UNIRIO.
A iniciativa teve como autores o presidente da CE, Francisco Gudiene Gomes de Lima, a secretária executiva Flavia Crepaldi Alves Duarte e a servidora Lizandra Flores Chourabi, membro titular da comissão.
A cerimônia de premiação do concurso acontecerá durante o Encontro Regional do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal de 2023 - Edição Sul/Sudeste, que ocorrerá em Florianópolis nos dias 9 e 10 de novembro. O projeto será apresentado para o público do evento e publicado no Caderno de Boas Práticas, na página da CEP.